Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro na História

Hoje é dia de São João da Cruz; em 1940, o Plutônio é isolado pela primeira vez, na Universidade de Berkley, Califórnia; em 1972, o astronauta Eugene Cernan se torna a última pessoa a andar na Lua; em 2004, o Viaduto de Millau, a ponte mais alta do mundo, é inaugurado na França;


Por Redação Educadora Publicado 14/12/2020
Foto: Wikimedia Commons

Em 1940, o Plutônio é isolado pela primeira vez, na Universidade de Berkley, Califórnia;
Em 1972, o astronauta Eugene Cernan se torna a última pessoa a andar na Lua;
Em 2004, o Viaduto de Millau, a ponte mais alta do mundo, é inaugurado na França;

São João da Cruz
Nasceu em Fontiveros, na Espanha, em 1542. Seus pais, Gonçalo e Catarina, eram pobres tecelões. Gonçalo morreu cedo e a viúva teve de passar por dificuldades enormes para sustentar os três filhos: Francisco, João e Luís, sendo que este último morreu quando ainda era criança. Como João de Yepes (era este o seu nome de batismo) mostrou-se inclinado para os estudos, a mãe o enviou para o Colégio da Doutrina. Em 1551, os padres jesuítas fundaram um colégio em Medina (centro comercial de Castela). Nele, esse grande santo estudou Ciências Humanas.

Com 21 anos, sentiu o chamado à vida religiosa e entrou na Ordem Carmelita, na qual pediu o hábito. Nos tempos livres, gostava de visitar os doentes nos hospitais, servindo-os como enfermeiro. Ocasião em que passou a ser chamado de João de Santa Maria. Devido ao talento e à virtude, rapidamente foi destinado para o colégio de Santo André, pertencente à Ordem, em Salamanca, ao lado da famosa Universidade. Ali estudou Artes e Teologia. Foi nesse colégio nomeado de “prefeito dos estudantes”, o que indica o seu bom aproveitamento e a estima que os demais tinham por ele. Em 1567 foi ordenado sacerdote.

Desejando uma disciplina mais rígida, São João da Cruz quase saiu da Ordem para ir ingressar na Ordem dos Cartuxos, mas, felizmente, encontrou-se com a reformadora dos Carmelos, Santa Teresa D’Ávila, a qual havia recebido autorização para a reforma dos conventos masculinos. João, empenhado na reforma, conheceu o sofrimento, as perseguições e tantas outras resistências. Chegou a ficar nove meses preso num convento em Toledo, até que conseguiu fugir. Dessa forma, o santo espanhol transformou, em Deus e por Deus, todas as cruzes num meio de santificação para si e para os irmãos. Três coisas pediu e acabou recebendo de Deus: primeiro: força para trabalhar e sofrer muito; segundo: não sair deste mundo como superior de uma comunidade; e terceiro: morrer desprezado e escarnecido pelos homens.

Pregador, místico, escritor e poeta, esse grande santo da Igreja faleceu após uma penosíssima enfermidade, em 1591, com 49 anos de idade. Foi canonizado no ano de 1726 e, em 1926, o Papa Pio XI o declarou Doutor da Igreja. Escreveu obras bem conhecidas como: Subida do Monte Carmelo; Noite escura da alma (estas duas fazem parte de um todo, que ficou inacabado); Cântico espiritual e Chama viva de amor. No decurso delas, o itinerário que a alma percorre é claro e certeiro. Negação e purificação das suas desordens sob todos os aspectos.

São João da Cruz é o Doutor Místico por antonomásia, da Igreja, o representante principal da sua mística no mundo, a figura mais ilustre da cultura espanhola e uma das principais da cultura universal. Foi adotado como Patrono da Rádio, pois, quando pregava, a sua voz chegava muito longe.

  • 1702 — Os 47 rōnin, liderados por Oishi Yoshio, iniciam o ataque à mansão de Kira Yoshinaka para vingar a morte do seu daimyō, Asano Naganori.
  • 1758 — Processo dos Távoras: Teresa Leonor de Távora e seu marido são presos acusados de serem os mandantes do atentado ao rei D. José I.
  • 1782 — Nos primeiros testes dos Irmãos Montgolfier, um balão de ar quente não tripulado na França flutua quase 2 km.
  • 1812 — A invasão francesa da Rússia termina quando os remanescentes do Grande Armée são expulsos da Rússia.
  • 1900 — Mecânica quântica: Max Planck apresenta uma derivação teórica de sua lei de radiação do corpo negro.
  • 1903 — Os Irmãos Wright fazem sua primeira tentativa de voar com o Wright Flyer em Kitty Hawk, Carolina do Norte.
  • 1911 — A equipe de Roald Amundsen, formada por ele mesmo, Olav Bjaaland, Helmer Hanssen, Sverre Hassel e Oscar Wisting, torna-se a primeira a chegar ao Polo Sul.
  • 1918
    • Frederico Carlos de Hesse, um príncipe alemão eleito pelo Parlamento da Finlândia para se tornar rei Väinö I, renuncia ao trono finlandês.
    • O presidente português Sidónio Pais é assassinado na estação ferroviária do Rossio, Lisboa.
  • 1939 — A União Soviética é expulsa da Liga das Nações por sua agressão à Finlândia.
  • 1940 — O plutônio (especificamente o Plutônio-238) é isolado pela primeira vez em Berkeley, Califórnia.
  • 1948 — Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray Mann recebem uma patente para seu dispositivo de entretenimento com tubo de raios catódicos, o primeiro jogo eletrônico interativo conhecido.
  • 1950 — Criação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
  • 1955 — Albânia, Áustria, Bulgária, Camboja, Ceilão, Finlândia, Hungria, Irlanda, Itália, Jordânia, Laos, Líbia, Nepal, Portugal, Romênia e Espanha ingressam nas Nações Unidas através da Resolução 109 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
  • 1960 — Fundação da Universidade Federal de Goiás.
  • 1962 — A Mariner 2 da NASA se torna a primeira espaçonave a voar para Vênus.
  • 1972 — Programa Apollo: Eugene Cernan é a última pessoa a andar na lua, depois que ele e Harrison Schmitt concluíram a terceira e última atividade extraveicular (EVA) da missão Apollo 17.
  • 1994 — Começa a construção da barragem das Três Gargantas, no rio Yangtzé.
  • 1995 — Guerra Civil Iugoslava: o Acordo de Dayton é assinado em Paris pelos líderes da República Federal da Iugoslávia, Croácia e Bósnia e Herzegovina.
  • 1999 — Chuvas torrenciais causam inundações repentinas em Vargas, Venezuela, resultando em dezenas de milhares de mortes, na destruição de milhares de casas e no colapso completo da infraestrutura do estado.
  • 2001 — A UNESCO designa a região vinhateira do Douro, no norte de Portugal, na lista dos locais que são Património da Humanidade.
  • 2004 — O Viaduto de Millau, a ponte mais alta do mundo, é formalmente inaugurado perto de Millau, na França.
  • 2012 — Tiroteio na escola primária de Sandy Hook: vinte e oito pessoas, incluindo o atirador, são mortas em Sandy Hook, Connecticut.
  • 2013 — Uma tentativa de golpe relatada no Sudão do Sul leva a contínuos combates e centenas de baixas.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.