Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

22 de dezembro na História

Hoje é dia de Santa Francisca Xavier Cabríni; em 1942, Adolf Hitler assina decreto para o desenvolvimento do míssil V-2, uma das armas mais poderosas da Segunda Guerra Mundial; em 1986, é declarado o pagamento do 13° salário para os trabalhadores brasileiros; em 2016, é encontrada a primeira vacina eficaz contra o vírus Ebola;


Por Redação Educadora Publicado 22/12/2020
Foto: Pixabay

Em 1942, Adolf Hitler assina decreto para o desenvolvimento do míssil V-2, uma das armas mais poderosas da Segunda Guerra Mundial;
Em 1986, é declarado o pagamento do 13° salário para os trabalhadores brasileiros;
Em 2016, é encontrada a primeira vacina eficaz contra o vírus Ebola;

Santa Francisca Xavier Cabríni
Chamada por Pio XII de “heroína dos tempos modernos”, Santa Francisca nasceu em Sant’Angelo de Lódi, na Lomabardia, Itália, em 1850. Última dos 13 filhos de Agostinho Cabríni e Estela Oldini, recebeu no batismo o nome de Maria Francisca, ao qual mais tarde ajuntou o de Xavier, pelo seu amor e veneração ao apóstolo das Índias.

Aos 11 anos fez voto de castidade. Seguiu a carreira do magistério com as religiosas Filhas do Sagrado Coração de Jesus, em Arluno, terminando-a aos 18 anos. Sentindo vocação divina, pretendeu entrar para essa Congregação religiosa, mas foi recusada por falta de saúde.

Exerceu durante dois anos o cargo de professora primária em Vidardo e durante três anos dedicou-se na sua terra à instrução religiosa da juventude e ao tratamento dos enfermos e daqueles que eram atingidos pela peste. Aos 23 anos tentou mais uma vez ser religiosa nas Filhas do Sagrado Coração, mas de novo obteve uma negativa.

Após isso, Santa Francisca transladou-se à “Casa da Providência” em Codogno, a fim de a reformar, pois estava em franca decadência. Fez a profissão em 1877 e a partir disso, em meio a grandes tribulações e sofrimentos, ela encontrou as sete primeiras companheiras de sua futura Obra.

Três anos mais tarde, fundou uma nova Congregação religiosa. A 10 de novembro de 1880 alojou-se, com sete companheiras, num desmantelado Convento franciscano, onde, a 14 do mesmo mês, deu princípio ao novo Instituto, com a inauguração de uma capela em honra ao Sagrado Coração de Jesus. Um mês mais tarde, a sua Obra recebia a aprovação episcopal. Francisca contava então 30 anos.

Enquanto se dedicava com as companheiras à educação das meninas e à catequização dos rapazes, foi compondo as regras do seu Instituto, obra de prudência sobre-humana, que recebeu aprovação episcopal em 1881 e a definitiva da Santa Sé em 1907. Em 1884, com 7 anos de vida, a Obra já contava com cinco casas.

Em 1887, partiu para Roma onde, a princípio, só encontrou dificuldades e portas fechadas até que, com fé, simplicidade e perseverança, Santa Francisca obteve a autorização do Cardeal Vigário para construir uma escola gratuita para pobres fora da Porta Pia e um asilo infantil na Sabina, em Aspra.

O problema da emigração italiana para a América do Norte preocupava o então Bispo de Placença, Mons. Scalabrini, que pediu à serva de Deus algumas das suas religiosas para irem socorrer aqueles desamparados. Mas a virtuosa fundadora não se decidia a responder, pois pensava nas Missões do Oriente. Foi então consultar o Papa Leão XIII que, após ouvir Francisca, concluiu: “Não ao Oriente mas ao Ocidente”. E desde esse momento ficou decidida a sua partida para Nova Iorque, a qual veio realizar pela primeira vez em 1889.

Quase aos 40 anos de idade, começa uma série ininterrupta de viagens, percorrendo a América inteira, transpondo a cavalo a Cordilheira dos Andes, sendo por toda parte conhecida como a “Mãe dos emigrados”. Ia de casa em casa, a procura da ovelha perdida, do enfermo e da criança ignorante. Lutou denotadamente contra a fome, as enfermidades e a própria morte.

Em 1912 fez a sua última viagem de Roma a Nova Iorque. A santa fundadora das Missionárias do Sagrado Coração morreu em Illinois, perto de Chicago, a 22 de dezembro de 1917, com 67 anos de idade. Igual era o número das casas que então deixara fundadas e que em 1938 subiam a mais de 100, com cerca de 4.000 religiosas.

A fama das suas virtudes e os prodígios por ela operados fizeram que logo após a morte se começasse o processo da sua beatificação, que veio a se realizar em 1938. Foi canonizada pelo Papa Pio XII a 7 de julho de 1946.

69 — O imperador Vitélio é capturado e assassinado nas Escadas Gemônias em Roma.
401 — É eleito o Papa Inocêncio I, 40.ºpapa, que sucedeu ao Papa Anastácio I.
1216 — O Papa Honório III aprova a Ordem Dominicana através da bula papal de confirmação Religiosam vitam.
1761 — Criação do Ministério da Fazenda do Brasil.
1769 — Guerra sino-birmanesa: a guerra termina com uma trégua intranquila.
1807 — A Lei do Embargo, proibindo o comércio com todos os países estrangeiros, é aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, a pedido do presidente Thomas Jefferson.
1846 — José Travassos Valdez é feito prisioneiro na batalha de Torres Vedras.
1891 — O asteroide 323 Brucia se torna o primeiro asteroide descoberto usando a fotografia.
1894 — O Caso Dreyfus começa na França, quando Alfred Dreyfus é injustamente condenado por traição.
1920 — O plano de desenvolvimento econômico GOELRO é adotado pelo 8.º Congresso dos Sovietes de Toda a Rússia.
1937 — O Lincoln Tunnel é aberto ao tráfego na cidade de Nova Iorque.
1942 — Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler assina a ordem para desenvolver o foguete V-2 como arma.
1951 — Criado o Exército Popular Iugoslavo na República Socialista Federativa da Iugoslávia, desmantelado em 1992 juntamente com a Iugoslávia.
1955 — Fundação do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Brasil).
1957 — Criação do Museu da Abolição, instalado no antigo Sobrado Grande da Madalena.
1963 — O navio de cruzeiro Lakonia pega fogo 290 km ao norte da ilha da Madeira, Portugal, com a perda de 128 vidas.
1964 — O primeiro voo de teste do Lockheed SR-71 Blackbird ocorre na fábrica 42 da Força Aérea em Palmdale, Califórnia.
1968 — Revolução Cultural Chinesa: o Diário do Povo postou as instruções de Mao Tsé-Tung de que “a juventude intelectual deverá ir ao interior e será educada a viver na pobreza rural”.
1974 — Grande Comore, Anjouan e Mohélivotam para se tornar uma nação independente de Comores. Mayotte permanece sob administração francesa.
1977 — Inauguração do Parque Natural dos Esportes “Chico Mendes”, em Sorocaba, Brasil.
1978 — O Terceiro Plenário do 11.º Congresso Nacional do Partido Comunista da China é realizado em Pequim, com Deng Xiaoping revertendo as políticas da era Mao para perseguir um programa de reforma econômica chinesa.
1986 — É declarado oficial o 13.º salário para todos os trabalhadores brasileiros.
1987 — No Zimbábue, os partidos políticos ZANU e ZAPU chegam a um acordo que põe fim à violência na região de Matabelelândia.

1989

  • O presidente comunista da Romênia, Nicolae Ceaușescu, é deposto por Ion Iliescu após dias de confrontos sangrentos. O ditador deposto e sua esposa fogem de Bucareste em um helicóptero.
  • O Portão de Brandemburgo, em Berlim, reabre após quase 30 anos, encerrando efetivamente a divisão da Alemanha Oriental e Ocidental.

1990 — Independência final das Ilhas Marshall e dos Estados Federados da Micronésia, após o término da tutela das Nações Unidas.
1997 — Massacre de Acteal: os participantes de uma reunião de oração de ativistas católicos por causas indígenas na pequena vila de Acteal, no estado mexicano de Chiapas, são massacrados por forças paramilitares
2016 — Um estudo encontra a vacina VSV-EBOV contra o vírus Ebola entre 70-100% eficaz, tornando-a a primeira vacina comprovada contra a doença.
2018 — Um tsunami causado por uma erupção de Anak Krakatoa na Indonésia mata pelo menos 430 pessoas e feri mais de mil.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.