Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

24 de novembro na História

Hoje é dia de Santo André Dung-Lac e seus companheiros mártires; em 1859, Charles Darwin divulga o livro A Origem das Espécies; em 1969, Lee Harvey Oswald, assassino de John Kennedy, é morto por Jack Ruby; em 2016, o governo da Colombia assina um tratado de paz com as Farc e chega ao fim uma guerra civil de 50 anos;


Por Redação Educadora Publicado 24/11/2020
Foto: Domínio Público

Em 1859, Charles Darwin divulga o livro A Origem das Espécies;
Em 1969, Lee Harvey Oswald, assassino de John Kennedy, é morto por Jack Ruby;
Em 2016, o governo da Colombia assina um tratado de paz com as Farc e chega ao fim uma guerra civil de 50 anos;

Santo André Dung-Lac e companheiros mártires
O Papa João Paulo II, em 1988, canonizou na verdade alguns, dos muitos ousados na fé, que se encontram entre o período de 1830 até 1870.

O Vietnã conheceu a Boa-nova de Jesus Cristo no século XVI, e o acolheu em sua integridade: “Então, entregar-vos-ão à aflição, matar-vos-ão, sereis odiados por todos os pagãos por causa do meu nome…mas quem perseverar até o fim, este será salvo”. (Mt 24,9-13).

Santo André Dung-Lac, era de família pobre, reconheceu a riqueza do Dom Sacerdotal e foi ordenado Padre em 1823; em meio às perseguições desejava ardentemente testemunhar Jesus Cristo com o martírio, pois dizia que “aqueles que morrem pela fé sobem ao céu”.

Na Ásia, iniciou-se grande perseguição aos cristãos. De 1625 a 1886, os governantes tudo fizeram para despertar o ódio e a vingança contra a religião cristã e àqueles que anunciavam o Evangelho ou tornavam-se cristãos. Mas, quanto mais os perseguiam, mais aumentava o fervor dos cristãos. Esse período culminou com a morte de 117 santos: Sacerdotes, Bispos, pais de famílias, jovens, crianças, catequistas, seminaristas, militares. Todos estes mostrando a universalidade do chamado à Santidade com o próprio sangue.

380 — Teodósio faz seu advento, ou entrada formal, em Constantinopla.
1190 — Conrado de Monferrato torna-se rei de Jerusalém após seu casamento com Isabel I de Jerusalém.
1631 — A cidade de Olinda é incendiada pelos holandeses.
1642 — Abel Tasman se torna o primeiro europeu a descobrir a Terra de Van Diemen (posteriormente renomeada Tasmânia).
1822 — Chegada de João José da Cunha Fidié a Campo Maior, depois de onze dias de marcha acelerada, de Oeiras, capital imperial do Piauí, com destino a Parnaíba.
1831 — O físico experimental britânico Michael Faraday anuncia a descoberta da lei do eletromagnetismo que leva seu nome, também conhecida como Lei da Indução (ver Lei de Faraday-Neumann-Lenz).
1848 — Risorgimento: Papa Pio IX, disfarçado, fugiu para Gaeta, fortaleza localizada no Reino das Duas Sicílias.
1859 — Charles Darwin publica A Origem das Espécies.
1940 — Segunda Guerra Mundial: a Primeira República Eslovaca torna-se signatária do Pacto Tripartite, juntando-se oficialmente às potências do Eixo.
1941 — Segunda Guerra Mundial: os Estados Unidos concedem Lend-Lease às Forças Francesas Livres.
1963 — Lee Harvey Oswald, o assassino do presidente John F. Kennedy, é morto por Jack Ruby.
1965 — Mobutu Sese Seko toma o poder na República Democrática do Congo e se torna presidente; ele governará o país (que ele renomeou Zaire em 1971) por mais de 30 anos, até ser derrubado pelos rebeldes em 1997.
1969 — Programa Apollo: o módulo de comando da Apollo 12 cai com segurança no Oceano Pacífico, encerrando a segunda missão tripulada a pousar na Lua.
1974 — Donald Johanson e Tom Gray descobrem 40% do esqueleto completo do Australopithecus afarensis, apelidado de “Lucy”, no Vale do Awash do Triângulo de Afar, Etiópia.
1980 — Proclamado o Parque Nacional do Lago Malawi, em Malawi.
2015 — Um avião de combate Sukhoi Su-24 da Força Aérea Russa é abatido pela Força Aérea Turca sobre a fronteira entre Síria e Turquia, matando um dos dois pilotos; um fuzileiro naval russo também é morto durante um esforço de resgate subsequente.
2016 — O governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia — Exército do Povo assinam um acordo de paz revisado, encerrando a guerra civil com mais de 50 anos de duração no país.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.