Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

9 de dezembro na História

Hoje é dia de San Juan Diego; em 1979, a OMS certifica a extinção do vírus da varíola, primeira de duas doenças a serem erradicadas na História da humanidade; em 1992, tropas dos Estados Unidos desembarcam na Somália para a Operação Restaurar a Esperança; em 1994, começa a ser delineado o Acordo de Livre Comércio das Américas (Alca), em Miami;


Por Redação Educadora Publicado 09/12/2020
Foto: Domínio Público

Em 1979, a OMS certifica a extinção do vírus da varíola, primeira de duas doenças a serem erradicadas na História da humanidade;
Em 1992, tropas dos Estados Unidos desembarcam na Somália para a Operação Restaurar a Esperança;
Em 1994, começa a ser delineado o Acordo de Livre Comércio das Américas (Alca), em Miami;

São Juan Diego Cuauhtlatoatzin
Os registros oficiais narram que Juan Diego, para nós João Diego, nasceu em 1474 na Calpulli, ou melhor, no bairro de Tlayacac ao norte da atual Cidade do México. Era um índio nativo, que antes de ser batizado tinha o nome de Cuauhtlatoatzin, traduzido como “águia que fala” ou “aquele que fala como águia”.

Era um índio pobre, pertencia a mais baixa casta do Império Azteca, sem ser, entretanto, um escravo. Dedicava-se ao difícil trabalho no campo e à fabricação de esteiras. Possuía um pedaço de terra, onde vivia feliz com a esposa, numa pequena casa, mas não tinha filhos.

Atraído pela doutrina dos padres franciscanos que chegaram ao México em 1524, se converteu e foi batizado, junto como sua esposa. Receberam o nome cristão de João Diego e Maria Lúcia, respectivamente. Era um homem dedicado, religioso, que sempre se retirava para as orações contemplativas e penitências. Costumava caminhar de sua vila à Cidade do México, a quatorze milhas de distância, para aprender a Palavra de Cristo. Andava descalço e vestia, nas manhãs frias, uma roupa de tecido grosso de fibra de cactos como um manto, chamado tilma ou ayate, como todos de sua classe social.

A esposa, Maria Lúcia, ficou doente e faleceu em 1529. Ele, então, foi morar com seu tio, diminuindo a distância da igreja para nove milhas. Fazia esse percurso todo sábado e domingo, saindo bem cedo, antes do amanhecer. Durante uma de suas idas à igreja, no dia 9 de dezembro de 1531, por volta de três horas e meia, entre a vila e a montanha, ocorreu à primeira aparição de Nossa Senhora de Guadalupe, num lugar hoje chamado “Capela do Cerrinho”, onde a Virgem Maria o chamou em sua língua nativa, nahuatl, dizendo: “Joãozinho, João Dieguito”, “o mais humilde de meus filhos”, “meu filho caçula”, “meu queridinho”.

A Virgem o encarregou de pedir ao bispo, o franciscano João de Zumárraga, para construir uma igreja no lugar da aparição. Como o bispo não se convenceu, ela sugeriu que João Diego insistisse. No dia seguinte, domingo, voltou a falar com o bispo, que pediu provas concretas sobre a aparição.

Na terça-feira, 12 de dezembro, João Diego estava indo à cidade quando a Virgem apareceu e o consolou. Em seguida, pediu que ele colhesse flores para ela no alto da colina de Tepeyac. Apesar do frio, ele encontrou lindas flores, que colheu, colocou no seu manto e levou para Nossa Senhora. Ela disse que as entregasse ao bispo como prova da aparição. Diante do bispo, Juan Diego abriu sua túnica, as flores caíram e no tecido apareceu impressa a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Tinha, então, cinquenta e sete anos.

Após o milagre de Guadalupe, foi morar numa sala ao lado da capela que acolheu a sagrada imagem, depois de ter passado seus negócios e propriedades ao seu tio. Dedicou o resto de sua vida propagando as aparições aos seus conterrâneos nativos, que se convertiam. Ele amou, profundamente, a santa eucaristia, e obteve uma especial permissão do bispo para receber a comunhão três vezes na semana, um acontecimento bastante raro naqueles dias.

Juan Diego faleceu no dia 30 de maio de 1548, aos setenta e quatro anos, de morte natural.

O papa João Paulo II, durante sua canonização em 2002, designou a festa litúrgica para 9 de dezembro, dia da primeira aparição, e louvou São Juan Diego, pela sua simples fé nutrida pelo catecismo, como um modelo de humildade para todos nós.

480 — Odoacro, primeiro rei da Itália, ocupa a Dalmácia. Mais tarde, ele estabelece seu poder político com a cooperação do Senado Romano.
536 — Guerra Gótica: o general bizantino Belisário entra em Roma sem oposição; a guarnição gótica foge da capital.
1531 — Nossa Senhora de Guadalupe aparece pela primeira vez a Juan Diego em Tepeyac, na Cidade do México.
1824 — As forças patrióticas lideradas pelo general Antonio José de Sucre derrotam um exército realista na Batalha de Ayacucho, pondo fim à Guerra de independência do Peru.
1835 — Revolução do Texas: o Exército Texano captura San Antonio, Texas.
1861 — Guerra de Secessão: o Comitê Conjunto sobre a Conduta da Guerra é criado pelo Congresso dos Estados Unidos.
1917 — Primeira Guerra Mundial: o marechal de campo Edmund Allenby captura Jerusalém, Palestina.
1931 — As Cortes Constituintes aprovam uma constituição que cria a Segunda República Espanhola.
1940 — Segunda Guerra Mundial: Operação Compasso: tropas britânicas e indianas sob o comando do major-general Richard O’Connor atacam as forças italianas perto de Sidi Barrani, no Egito.
1941 — Segunda Guerra Mundial: a República da China, Cuba, Guatemala e a Commonwealth das Filipinas declaram guerra à Alemanha e ao Japão.
1946 — Os “julgamentos subsequentes de Nuremberg” começam com o “julgamento dos médicos”, processando médicos e oficiais que supostamente estavam envolvidos nos experimentos humanos nazistas e assassinato em massa sob o pretexto de eutanásia.
1958 — A John Birch Society é fundada nos Estados Unidos.
1961 — Tanganica torna-se independente da Grã-Bretanha.
1962 — O Parque Nacional da Floresta Petrificada é criado no Arizona.
1966 — Barbados e Emirados Árabes Unidos são admitidos como Estados-Membros da ONU.
1979 — Certificada a erradicação do vírus da varíola, tornando a varíola a primeira das duas únicas doenças que foram levadas à extinção (a peste bovina em 2011 sendo a outra).
1987 — Conflito israelo-palestino: a Primeira Intifada começa na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.
1992 — Tropas americanas desembarcam na Somália para a Operação Restaurar a Esperança.
1994 — Começa a ser delineado o acordo da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) na Cimeira das Américas, na cidade de Miami.
1996 — O inovador navegador para web, o Opera, é lançado.
2015 — Início da trigésima sexta cúpula do Conselho de Cooperação do Golfo em Riad.
2016 — A presidente Park Geun-hye, da Coreia do Sul, é destituída do seu cargo pela Assembleia Nacional do país em resposta a um grande escândalo político. O primeiro-ministro Hwang Kyo-ahn se torna presidente interino.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.