Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

9 de setembro na História

Hoje é dia de São Pedro Claver; em 1892, a terceira lua de Júpiter é descoberta; em 1948, Kim Il Sung funda a Coreia do Norte; em 2016, a Coreia do Norte realiza seu quinto e maior teste nuclear até a data


Por Redação Educadora Publicado 09/09/2020
Foto: Domínio Público

Em 1892, é descoberta a terceira lua de Júpiter;
Em 1948, Kim Il Sung declara a fundação da República Popular Democrática da Coreia, a Coreia do Norte;
Em 2016, a Coreia do Norte realiza o quinto e maior teste nuclear até a data;

São Pedro Claver
O papa Leão XIII, ao canonizar São Pedro Claver, declarou: “Pedro Claver é o santo que mais me impressionou depois da vida de Cristo”.

Nasceu em Verdú, na Catalunha (Espanha) em 1580. Desejando os piedosos pais consagrar o filho ao serviço do altar, enviaram Pedro à Salsona para estudar os primeiros elementos da gramática. Com 15 anos, o Bispo de Salsona conferiu-lhe a primeira tonsura e, aos 21 anos, entrou na Companhia de Jesus em Barcelona. Pedro era devotíssimo da Virgem Maria e um profundo adorador de Jesus Eucarístico. Após os estudos, Pedro foi ordenado sacerdote e enviado como missionário à Cartagena, porto da Colômbia, onde viveu seu apostolado entre os escravos por mais de quarenta anos.

Em Cartagena, Pedro Claver estava diante de um dos três portos negreiros da América Espanhola, onde a cada ano chegavam de 12 a 14 navios carregados de escravos.

Os escravos trazidos ou “roubados” da África ficavam durante a viagem nos porões escuros do navio, que não tinham condições para abrigar seres humanos. Eram tratados com menos cuidado do que os animais selvagens, e por fim os que não morriam, eram vendidos.

Sem dúvida, o mercado dos escravos foi a página mais vergonhosa da colonização das Américas. Muitos missionários levantaram a voz contra esta desumanidade, mas sofriam perseguições e eram expulsos. O Papa proibiu repetidas vezes o comércio de escravos, mas a voz da Igreja não comovia a dureza dos comerciantes e nem das autoridades.

Durante mais de quarenta anos, a vida de Pedro Claver foi servir àqueles escravos, cuidando deles, do físico ao espiritual. Claver fazia de tudo para evangelizar um por um. Por suas mãos passaram mais de trezentos mil escravos.

No dia 3 de abril de 1622, Pedro Claver acrescentou aos votos religiosos de sua profissão mais um voto: o de gastar a vida inteira ao serviço dos negros escravos. Testificando este voto, escreveu de próprio punho: “para sempre escravo dos negros”.

Vítima da caridade, acabou morrendo em 1654, com 74 anos de idade e 52 anos de vida religiosa, quando ao socorrer o Cristo excluído e chagado, pegou uma terrível peste.

Foi declarado pelo Papa Pio X especial patrono de todas as missões entre os negros.

9 — Batalha da Floresta de Teutoburgo: uma aliança de tribos germânicas, chefiada por Armínio, dizima três legiões romanas(data exata desconhecida).
337 — Constantino II, Constâncio II e Constante I sucedem seu pai Constantino como coimperadores. O Império Romano é dividido entre os três Augustos.
1000 — Batalha de Svolder no Mar Báltico entre a Noruega e os demais países escandinavos.
1513 — Jaime IV da Escócia é derrotado e morre na Batalha de Flodden Field.
1543 — Mary Stuart, aos nove meses de idade, é oficialmente coroada Rainha da Escócia na cidade de Stirling.
1561 — O Colóquio de Poissy, embora mal sucedido, foi parte de um esforço para reconciliar os católicos e protestantes franceses.
1839 — John Herschel tira a primeira fotografia de placa de vidro.
1855 — Guerra da Crimeia: o Cerco de Sebastopol chega ao fim quando as forças russas abandonam a cidade.
1886 — Convenção de Berna, na Suíça, que trata da proteção das obras literárias e artísticas.
1888 — A armada do Chile toma posse da Ilha de Páscoa.
1892 — Amalteia, terceira lua de Júpiter é descoberta por Edward Barnard.
1922 — Reconquista de Esmirna aos gregos pelas forças nacionalistas turcas, um acontecimento que marca o fim da Guerra Greco-Turca de 1919-1922.
1936 — As tripulações da fragata da Marinha PortuguesaNRP Afonso de Albuquerque e do destróier Dãose amotinam contra o apoio da ditadura de Salazar ao golpe do General Franco e declaram sua solidariedade com a República Espanhola.
1940 — George Stibitz é o pioneiro na primeira operação remota de um computador.
1944 — Segunda Guerra Mundial: a Frente Patriótica toma o poder na Bulgária através de um golpe militar na capital e rebelião armada no país. Um novo governo pró-soviético é estabelecido.
1945 — Segunda Guerra Sino-Japonesa: o Império do Japão se rende formalmente à China.
1948 — Kim Il-sung declara a fundação da República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte).
1971 — Tem início os quatro dias da rebelião na prisão de Attica, resultando em 39 mortos, a maioria mortos por tropas estaduais retomando a prisão.
1972 — No Parque Nacional de Mammoth Cave no Kentucky, uma equipe de exploração e mapeamento da Cave Research Foundation descobre uma ligação entre os sistemas de cavernas Mammoth e Flint Ridge, tornando-a a mais longa passagem de cavernas conhecidas no mundo.
1991 — Tajiquistão declara independência da União Soviética.
2001 — Ahmad Shah Massoud, líder da Aliança do Norte, é assassinado no Afeganistão por dois assassinos da al-Qaeda que afirmavam ser jornalistas árabes querendo uma entrevista.
2009 — O metrô de Dubai, a primeira rede de trens urbanos da península Arábica, é inaugurado com cerimônia.
2012 — A Organização Indiana de Pesquisa Espacial coloca em órbita seu mais pesado satélite estrangeiro, em uma sequência de 21 lançamentos consecutivos de sucesso do PSLV.
2016 — Coreia do Norte realiza seu quinto e supostamente o maior teste nuclear até à data. Líderes mundiais condenam o ato, com a Coreia do Sul chamando-o de “imprudência maníaca”.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.