Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira 197 anos: empresário Bruno Bortolan, presidente do Ideli, destaca potencial econômico da cidade

Bruno Bortolan falou sobre o Ideli e os projetos para o futuro de Limeira


Por Fernando Covre Publicado 14/09/2023 Atualizado 15/09/2023

Presidente do Ideli (Instituto de Desenvolvimento de Limeira), o empresário Bruno Bortolan falou sobre os 197 anos de Limeira e como o instituto tem se planejado para discutir políticas e ações voltadas ao futuro da cidade. 

Várias reuniões estão sendo realizadas entre entidades e lideranças locais para discutir metas aos próximos anos, voltadas à implantação de modelos inteligentes de gestão pública, com apoio da iniciativa privada.

Limeira: referência em desenvolvimento e inovação

Bortolan destacou que Limeira é referência em várias áreas no Brasil.

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), por exemplo, divulgou o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023 e Limeira foi destaque.

O estudo elenca os 101 municípios mais populosos do país e toma como base sete eixos: ambiente regulatório; infraestrutura; mercado; acesso a capital; inovação e capital humano.

Limeira é segunda em dois eixos e sétima em um terceiro.

O eixo de infraestrutura, em que Limeira aparece em segundo lugar, de acordo com a Enap, aborda aspectos que são atrativos para o empreendedor. Como, por exemplo, rede de transporte e condições urbanas mais adequadas e favoráveis ao desenvolvimento de negócios.

Com relação ao eixo de inovação, Limeira também ocupa destaque no país por ser um local propício para o empreendedorismo devido à concentração de talentos no mercado de trabalho.

Já em relação ao capital humano, em que Limeira é sétimo. O estudo observa, portanto, a presença do indicativo de acesso de qualidade a mão de obra básica e especializada.

O capital humano permite que o empreendedor seja mais capacitado na gestão do negócio. Bem como na alocação de recursos, na eficiência da coordenação dos negócios e na ampliação de relações sociais.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.