Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Alunos da ETEC Trajano criam dispositivo que detecta quedas em banheiros

O projeto teve como inspiração a própria avó do estudante Diogo Correia, que queria preservar a privacidade dela no momento do banho


Por Leticia Viganó Publicado 28/03/2024

Com o intuito de ajudar idosos durante o banho, um grupo de alunos da ETEC Trajano Camargo, em Limeira (SP), desenvolveu um projeto que emite um alerta sonoro quando detecta uma queda dentro do box do banheiro.

O projeto teve como inspiração a própria avó do estudante Diogo Correia, que queria preservar a privacidade da avó no momento do banho. O aparelho identifica quando uma pessoa cai dentro do box do banheiro e emite um som para que outra pessoa possa ajudar.

Ao lado dos amigos Davi Bugyi Sarmento e Gabriel Zaros Muterle, e sob a orientação do coordenador e professor Carlos Alberto Serpeloni, Diogo passou a desenvolver o projeto no início de 2023 como o trabalho final de conclusão do curso.

O dispositivo funciona através de sensores que ficam nas paredes do box e detectam quando a pessoa cai e permanece no chão do banheiro por mais de 30 segundos, emitindo um alerta sonoro alto para que alguém possa entrar e ajudar.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.