Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

‘Atendimentos por síndromes gripais aumentaram 500% no PA’, diz diretor da Unimed Limeira

Nesta segunda-feira (3), foram registrados 545 atendimentos, sendo 256 pacientes com algum tipo de sintoma gripal


Por Ana Paula Rosa Publicado 05/01/2022

Os atendimentos por síndromes gripais aumentaram 500% no Pronto Atendimento da Unimed Limeira. A informação foi passada pelo médico pneumologista e diretor do Hospital Unimed de Limeira, Danilo Gullo Ferreira, durante o programa Meio Dia, da Educadora, desta quarta-feira (5).

O médico afirma que, normalmente, de 150 a 200 pacientes passam pela Unimed por dia e, destes, cerca de 40 se queixam de síndromes gripais. No entanto, nesta segunda-feira (3), foram registrados 545 atendimentos, sendo 256 pacientes com algum tipo de sintoma gripal. “É um aumento de 500% e a Unimed não está diferente diferente de nenhum serviço de Limeira. É um quadro muito grande de atendimentos deste tipo”, diz.

QUANDO IR AO PA?

De acordo com o diretor, a pessoa com febre baixa, tosse, coriza, entre outros sintomas sem gravidade, não precisa ir o Pronto Atendimento. “É possível se cuidar, nestes casos, tomando bastante água e usando Dipirona ou Paracetamol, ou medicamentos que já estejam acostumados e ir acompanhando, pois em 48 horas ou no máximo 72 horas, é para passar”, diz.

Porém, caso o paciente perceba que uma piora clínica, é a hora de procurar ajuda médica em um Pronto Atendimento. “Falta de ar, febre acima de 39 graus, entre outros sintomas que mostrem um abatimento muito intenso, é preciso sim de atenção.”

Gullo também frisa que o cuidado com crianças pequenas, idosos acima de 70 anos ou pessoas com comorbidades. “Esses devem sim procurar o pronto atendimento porque pode potencialmente agravar. De qualquer forma, façam o isolamento de 7 dias”, diz.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.