Ato público pelo fim do feminicídio acontece neste sábado (11), em Limeira
O coletivo Roda da Saia organiza a ação que tem como objetivo chamar a atenção da população para unir forças contra o feminicídio
O coletivo Roda da Saia promove neste sábado (11), às 9h, na Praça Toledo Barros, um ato público pelo fim do feminicídio. A ideia surgiu depois da morte de Ivanete Santina Carvalho Candinho, de 52 anos, que ocorreu no começo deste mês, no bairro do Parronchi, em Limeira.
- ‘Nosso medo é a Justiça não ser feita’: o drama dos familiares de vítimas de feminicídio em Limeira
- Autor de feminicídio tem prisão preventiva decretada pela Justiça de Limeira
- Preso por matar ex-companheira a facadas será indiciado por feminicídio
O objetivo da ação é chamar a atenção da população para unir forças contra o feminicídio. “A nossa intenção é que as pessoas e as autoridades se debrucem contra isso. Que a gente consiga desconstruir essa ideia que vem do machismo estrutural que entende que a mulher é posse dos homens”, explica a coordenadora e idealizadora do Roda da Saia, Mara Jaqueline de Oliveira.
O ato é destinado a todas as pessoas que se sentem indignadas e tocadas contra esse tipo de violência. “Nós convidamos todas as mulheres da cidade e também os homens. Nós entendemos que a parceria dos homens na desconstrução do machismo é muito bem-vinda porque ele afeta negativamente em primeiro lugar as mulheres, mas também atinge os homens”, destacou.
FEMINICÍDIO NO BRASIL
No Brasil, em 2021, ocorreram um total de 1.319 feminicídios. Em média, uma mulher foi vítima de feminicídio a cada sete horas. Os dados mensais de feminicídios no Brasil entre 2019 e 2021
indicam que houve um aumento dos casos entre os meses de fevereiro e maio de 2020, quando houve maior restrição nas medidas de isolamento social. Em 2021, a tendência de casos seguiu muito próxima àquela verificada no ano anterior à pandemia, com média mensal de 110 feminicídios.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.