Baixa adesão de idosos à vacina pode aumentar internações em Limeira
A expectativa é vacinar aproximadamente 51 mil idosos, mas até agora, cerca de 26,8 mil procuraram os locais de vacinação
A vacinação da gripe segue disponível, em Limeira, para os grupos prioritários. E a baixa adesão de idosos mantém o alerta da Secretaria de Saúde sobre a importância da imunização, ainda mais com a proximidade do inverno. “Nossa preocupação é que as internações e os óbitos de idosos por influenza aumentem, por isso esse alerta para que eles se vacinem”, enfatiza o assessor executivo da pasta, Alexandre Ferrari.
- ‘As pessoas esquecem o quanto as doenças podem ser cruéis’, diz infectologista sobre vacinação
- Limeira amplia vacinação contra gripe para maiores de 60 anos
Até o momento, a cobertura vacinal de idosos é de 51,6% em Limeira. A expectativa é vacinar aproximadamente 51 mil idosos, mas até agora, cerca de 26,8 mil procuraram os locais de vacinação. “É um número preocupante, uma vez que, em anos anteriores, os idosos sempre foram exemplo na imunização contra a gripe. Nossa meta é atingir, pelo menos, 90% desses idosos o mais rápido possível”, afirma Ferrari.
Secretário de Saúde, Vitor Santos ressalta que o imunizante deste ano já contempla a nova variante da gripe, o que reforça a necessidade de se vacinar todos os anos. “Essa mutação pode trazer um quadro mais grave, em especial nos idosos. Por isso, independente de terem se vacinado no ano passado, é urgente que eles procurem se imunizar para evitarmos internações e até mesmo mortes pela gripe”, observa.
Segundo Alexandre Ferrari, não há necessidade de os idosos aguardarem um intervalo entre vacina da Covid-19 e a da gripe – a aplicação pode ser simultânea. Além dos idosos, o procedimento está disponível para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, estudantes que prestam assistência à saúde, gestantes, puérperas, professores e pessoas com comorbidades ou deficiência.
De acordo com o assessor executivo, Limeira segue as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde em relação ao público-alvo da campanha. “Até o momento, houve a liberação apenas para esses grupos prioritários, o que já abrange uma parte importante da população. Ainda não há previsão de liberação da vacina para toda a população, mas isso deve ocorrer, a exemplo de anos anteriores”, diz.
Os locais de vacinação podem ser consultados em www.limeira.sp.gov.br/influenza.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.