Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Botion recorre ao Ministério Público Eleitoral e aponta propaganda falsa

Caso começou com notícia veiculada pela emissora CNN Brasil, na semana passada, com acusações contra Botion feitas pelo empresário Edison Guilhermon Cortez Filho, de Rio Claro


Por Redação Educadora Publicado 26/11/2020
Divulgação

A Coligação “Juntos por mais transformação”, que tem como chapa majoritária o atual prefeito Mario Botion (PSD), candidato à reeleição, e a vereadora Erika Tank (PL), candidata a vice, encaminhou no final da tarde desta quinta-feira (26) uma “notícia de fato” ao Ministério Público Eleitoral (MPE), solicitando investigação de eventual propaganda eleitoral negativa contra Mario Botion.

A situação se iniciou com notícia veiculada pela emissora CNN Brasil, na semana passada, com acusações contra Botion feitas pelo empresário Edison Guilhermon Cortez Filho, de Rio Claro.

De posse dessa informação divulgada pela CNN, o empresário utilizou-se de seu jornal Diário do Rio Claro para estampar em manchete a mesma acusação. Segundo a assessoria de imprensa do PSD de Limeira, a “notícia de fato” encaminhada ao MP apresenta provas de que Edison Guilhermon Cortez Filho é proprietário do jornal.

Ainda conforme a assessoria do PSD, o Diário do Rio Claro nunca circulou e nem circula em Limeira. Os fatos seguintes, conforme informa o documento protocolado no MPE pela coligação indicam indícios de propaganda eleitoral irregular.

A nota enviada pelo PSD de Limeira afirma que no mesmo dia que o jornal circulou, domingo passado (22), constatou-se que houve uma distribuição gratuita e massiva de exemplares da referida publicação, em Limeira. Esse procedimento se deu por pessoas que se utilizaram de uma van devidamente caracterizada como sendo da campanha de Murilo Félix (Podemos), adversário de Botion no segundo turno das eleições de Limeira. Dados do veículos também estão anexados no procedimento de “notícia de fato”. Também há um vídeo da distribuição dos jornais em um condomínio de prédios, o Mário Souza Queiroz.
Além disso, assinantes da Gazeta de Limeira, jornal que, segundo o diretório municiipal do PSD, tem vínculo com a família Félix, receberam pelo mesmo entregador exemplares do Diário do Rio Claro.

Por fim, a nota informa que a petição protocolada junto ao MPE enfatiza que o maior interessado nessa distribuição é o concorrente de Botion, Murilo Félix – situação que supostamente caracteriza propaganda negativa do atual prefeito, e irregular, se comprovada a distribuição, a mando, direto ou indireto, de Murilo Félix.

O documento pleitea a abertura de investigação dos fatos por parte do MPE, para que sejam tomadas as devidas providências em se confirmando o caso.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.