Campo Belo amanhece com fumaça e fuligem após queimada em Limeira
Desde segunda-feira (23), o Corpo de Bombeiros atendeu nove focos queimadas na cidade, enquanto a Defesa Civil atendeu outras três ocorrências
O Jardim Campo Belo, em Limeira, amanheceu com uma nuvem de fumaça e fuligem nas ruas e calçadas nesta quarta-feira (25). Moradores precisaram fechar a janela para evitar a sujeira causada por uma queimada em uma área verde do bairro, que ainda tem as causas investigadas.
Na última quarta-feira (18), problema parecido foi registrado em um incêndio que atingiu uma área verde na região do Condomínio Mario de Souza Queiroz, próximo à linha férrea, em Limeira. À época, moradores da região que entraram em contato com a Educadora, afirmaram que ligaram no Corpo de Bombeiros e foram avisados que oito focos de incêndio em áreas verdes estavam acontecendo naquele momento na cidade, por isso, o atendimento à região poderia demorar.
NÚMEROS
Por conta da falta de chuvas e umidade em menos de 20%, segundo dados da FT (Faculdade de Tecnologia) da Unicamp, a chance de incêndios aumenta. Segundo o Corpo de Bombeiros, desde segunda-feira (23), a corporação atendeu nove focos queimadas na cidade, enquanto a Defesa Civil atendeu outras três ocorrências.
O número fica ainda maior se somado a dados de meses anteriores. Em janeiro foram duas ocorrências de queimadas na cidade, em fevereiro, oito casos e, em março, cinco registros. Abril teve 15 ocorrências, maio teve dez casos de queimadas e, em junho, foram outros dois atendimentos da Defesa Civil.
CUIDADOS
Em tempos de seca e queimadas, é importante ter alguns cuidados para evitar doenças respiratórias e uma respiração melhor. Um deles, é manter as janelas fechadas durante queda de fuligem, para evitar respirar o ar com fragmentos.
Colocar toalhas molhadas nos quartos, investir em umidificadores de ambiente, além de se hidratar com frequência, são outras dicas de especialistas para evitar problemas.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.