Câncer de próstata: 978 homens já fizeram o exame em Limeira
Desde o início do mês, foram realizadas 978 coletas de PSA – exame de sangue capaz de diagnosticar a doença no estágio inicial; ação faz parte da campanha Novembro Azul
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou nesta segunda-feira (23), balanço parcial da campanha Novembro Azul, voltada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Desde o início do mês, foram realizadas 978 coletas de PSA – exame de sangue capaz de diagnosticar a doença no estágio inicial. No município, a campanha resulta de uma parceria com a Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), o hospital Santa Casa e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
Do total de procedimentos, 86 apresentaram alterações, segundo a diretora de Atenção Primária à Saúde, Camila Rezende. Ela esclarece que esses pacientes estão sendo convocados pela Secretaria de Saúde para fazer uma nova testagem.
Até o dia 30, o PSA (Antígeno Prostático Específico) estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde e no Laboratório Municipal, que fica na Rua João Machado Gomes Júnior, 54 (entrada pela Rua Piauí). Homens de 45 a 50 anos também poderão fazer o exame, se houver casos de câncer entre os parentes de primeiro grau.
Não é necessário apresentar o pedido médico para fazer a coleta. Basta comparecer às unidades de saúde, das 7h às 9h, de segunda a sexta-feira, levando documento de identificação com foto e Cartão SUS. Em caso de dúvida, a orientação é procurar a UBS mais próxima. Para tanto, o paciente deve obedecer rigorosamente o seguinte preparo médico:
-não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame;
– não manter relações sexuais dois dias antes da coleta;
– é necessário aguardar quatro dias, caso o paciente tenha feito exame médico de toque retal ou sondagem uretral;
– após colonoscopia, aguardar no mínimo 15 dias;
– após biópsia de próstata, esperar 30 dias.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.