Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Centenária, seringueira na Praça do Museu agoniza e deverá ser removida

Desde a manhã de segunda-feira (2), um serviço denominado de poda de rebaixamento está sendo executado na espécie


Por Redação Educadora Publicado 03/01/2023
Centenária, seringueira na Praça do Museu agoniza e deverá ser removida
Foto: Adilson Silveira

Uma árvore centenária da espécie seringueira localizada na Praça do Museu, na região central de Limeira, pode estar vivendo os seus últimos dias. Desde a manhã de segunda-feira (2), um serviço denominado de poda de rebaixamento está sendo executado na espécie.

Por conta desse trabalho, a rua Treze de Maio, no trecho entre a Tiradentes e a Carlos Gomes, está interditada para o trânsito hoje (3), durante o dia. A reabertura da via vai ocorrer no final da tarde, a exemplo do que já aconteceu ontem.

Diretor de Política Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura, o biólogo Rogério Mesquita descreve o trabalho como preventivo. “A tentativa é de diminuir a carga de massa de folhas, deixando a árvore mais leve”, explica. “Com isso, o objetivo é de se evitar que galhos mais pesados acabem caindo e causem acidentes, que podem até serem fatais”, relata.

Apesar da execução da poda de rebaixamento, o diretor está realista quanto a permanência da árvore. O trabalho de poda deverá se concluído somente na quinta-feira. “Em seguida, faremos uma minuciosa avaliação técnica, mas a opção deverá ser pela remoção da espécie”, declarou, lembrando que a eventual decisão levará em conta, não só as condições da vegetação, mas, principalmente, a segurança das pessoas”, observou.

VANDALISMO

A árvore centenária foi alvo da ação de vandalismo há um ano, Na ocasião, fogo foi ateado na espécie. Como lembra Rogério Mesquita, foi feito um esforço muito grande para a recuperação da espécie. “Adotamos um procedimento de resfriamento, que acabou dando certo naquele momento”, conta.

Na semana passada, porém, a árvore emitiu mais um sinal de risco. Um galho enorme acabou caindo, em consequência de um temporal ocorrido na cidade. “Desde então, estamos avaliando as medidas que estão sendo tomadas agora”, declarou Mesquita.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.