Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Comissão de Obras da Câmara acompanha aferições de radares e todos são aprovados

12 equipamentos foram verificados e autorizados pelo delegado regional do Ipem


Por Redação Educadora Publicado 18/12/2021
Aferição de radares - Comissão de Obras
Foto: Câmara de Limeira

Os vereadores da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara, Helder do Táxi (MDB), Ceará (Republicanos) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), relataram na reunião do colegiado desta quinta-feira (16), a participação nos eventos de aferição dos radares nas manhãs de quarta-feira (15) e quinta-feira (16). 

Também esteve presente o delegado regional do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/SP), Josias Barbosa, para realizar a aferição, além de representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura, da empresa Sentran (operadora dos radares) para acompanhamento e assessores parlamentares.

Segundo relato dos parlamentares, dos 12 radares que estavam previstos para a aferição, todos foram aprovados, segundo os critérios do Ipem. Ao  total, segundo o instituto, serão aferidos 42 radares. “Para minimizar as incertezas e as dúvidas, a Comissão de Obras da Câmara acompanhou os eventos e vai continuar acompanhando as aferições para garantir a lisura da instalação dos radares na cidade”, afirmou o presidente da Comissão, vereador Helder do Táxi. “Durante o processo são feitas várias medições, em todas as faixas, e nós acompanhamos de perto todos os resultados.”

De acordo com Helder, os novos radares que estão sendo instalados em Limeira só entram em funcionamento depois da aferição do Ipem.

O presidente da Câmara também explicou o funcionamento da captura de imagens pelos radares. Conforme explicou Helder, a multa é feita posteriormente ao radar. “No momento que o veículo passa no radar, não vai ser multado, vai ser um pouco depois”, disse.

Foram aferidos os seguintes radares:

  1. Via Francisco D’Andréa, km 7+790m
  2. Av. Gumercindo Araújo x Av. Dr. Fabrício Vampré
  3. Av. Mal. Arthur da Costa e Silva, 681
  4. Av. Mal. Arthur da Costa e Silva, 1993
  5. Av. Maria Thereza Silveira Barros Camargo, 850
  6. Via Francisco D’Andréa, km 6+440m (Leste)
  7. Via Antônio Cruãnes Filho, km 15+600m
  8. Via Luiz Vargas, 3115 (Sul)
  9. Via Antônio Cruãnes Filho, km 17+400m (Oeste)
  10. Via Francisco D’Andréa, km 5+600m
  11. Via Francisco D’Andréa, km 6+510m 
  12. Via Antônio Cruãnes Filho, km 12+280m (Sul)

Por sugestão do vereador Ceará (Republicanos), a Comissão também deliberou o pedido de informação à Prefeitura do nome do responsável pelo empreendimento do loteamento industrial Parque Souza Queiroz. 

Em resposta ao questionamento do vereador Waguinho da Santa Luzia, no âmbito da Comissão, sobre a limpeza e cercamento do Centro Comunitário Belmiro Fanneli, no Jardim Glória, a Prefeitura respondeu que a equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos vistoriou o local e constatou que “não é viável realizar a limpeza e o fechamento, tendo em vista que a Secretaria de Urbanismo está elaborando o projeto para a reforma do referido Centro Comunitário e entendemos neste momento não fazer muito sentido realizar simplesmente as ações seguidas investindo recursos públicos sem que haja apoio da Guarda Civil Municipal no sentido de preservar o imóvel até o início das obras de reforma”.

Os vereadores ainda apreciaram quatro proposições, as quais receberam pareceres favoráveis, conforme a ata.

Comissão

A Comissão de Obras e Serviços Públicos é formada pelos vereadores Helder do Táxi, presidente; Ceará, vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia, secretário; e é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais elaborados ou executados pelo poder público. Também é responsável por analisar concessão administrativa ou direito real de uso de bens imóveis e móveis de propriedade do município; transporte coletivo e individuais, frete e carga, utilização das vias urbanas e estradas municipais, sinalização; meios de comunicação; serviços públicos de concessão estadual ou federal que interessem ao município; cadastro territorial, planos gerais e parciais de urbanização ou reurbanização; plano diretor; e disciplinação das atividades econômicas desenvolvidas.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.