Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Concurso de Redação da USTL tem tablet como premiação

Estudantes do ensino fundamental e médio têm até 25 de maio para participarem do Concurso de Redação da USTL


Por Redação Educadora Publicado 03/05/2023
Concurso de Redação da USTL tem tablet como premiação
Foto: Pexels

A União Sindical dos Trabalhadores de Limeira (USTL) lançou nesta quarta-feira (1º) um Concurso de Redação para estudantes do ensino fundamental e médio de Limeira (SP). Os autores das melhores redações de cada série ganharão um Tablet Samsung, sendo que os segundos e terceiros lugares de cada série também receberão prêmios e medalhas.

Os estudantes da quinta série do ensino Fundamental I e todos do ensino Fundamental II (de 6ª a 9º anos) vão desenvolver o tema “A Importância do Trabalho e do Trabalhador”. Já para os estudantes do Ensino Médio (1º a 3º) o tema será “Os 80 anos da CLT e a importância dos sindicatos”. O regulamento está no site da USTL (www.ustl.org.br).

A iniciativa dá início às celebrações dos 40 anos da entidade, e os 80 anos da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). “Esta proposta vai nos obrigar a sair um pouco do universo a que estamos acostumados, da prática sindical. O objetivo é atingir a toda a sociedade, e especialmente levar os jovens a refletirem sobre as relações de trabalho”, afirmou o presidente da USTL, Artur Bueno Júnior.

REGULAMENTO E APOIO

As redações devem ser escritas à mão, em folha de caderno espiral grande (padrão), com no mínimo 50 e no máximo 200 linhas, em texto dissertativo. As redações devem conter o nome do aluno, a série e a escola onde estuda e devem ser entregues para a direção da escola até o dia 25/05. Os principais pontos analisados serão: correção gramatical, objetividade, originalidade e ortografia. O resultado dos ganhadores vai acontecer durante o programa A Hora do Trabalhador, na rádio Educadora 1020 AM, no dia 10/6, a partir das 10h. A entrega dos prêmios acontece na Câmara Municipal no dia 21/6, às 19h.

AUTORIDADES

O prefeito Mário Botion destacou a preocupação da USTL com a Educação do município. “O tema é bem oportuno. Ajuda a conscientizar os estudantes sobre esta temática”, afirmou, ressaltando a vitalidade da União Sindical em suas quatro décadas de existência.

O presidente da Câmara de Limeira, Everton Ferreira, parabenizou a USTL pelos 40 anos e colocou a Casa à disposição para auxiliar no concurso – a premiação ocorrerá na Câmara. As ações serão conduzidas pela Escola Legislativa Paulo Freire, sendo que  a coordenadora Giane Boscolo esteve no lançamento. A vereadora Isabelly Carvalho e o vereador Nilton Santos também participaram.

José Farid Zaine, Secretário de Cultura, lembrou que a dinâmica vai estimular os estudantes a pesquisarem o tema “Direitos Trabalhistas”, trazendo efeito benéfico a sua formação. A Dirigente Regional de Ensino, Magda de Moraes, lembrou que muitos dos estudantes do Estado já trabalham, o que potencializa o impacto desta pesquisa.

Representando o Secretário de Educação, Andre De Francesco, a Agente de Desenvolvimento Educacional, Adriana Dibbern Capicoto, afirmou que o tema das redações é pertinente ao conteúdo do currículo, na Educação municipal. A representante dos trabalhadores do setor – diretora do Sindsel (Sindicato dos Servidores Municipais de Limeira), Nicinha Lopes –, lembrou que o concurso contribui, para resgatar a identidade da classe trabalhadora entre as crianças.

“O sindicato tem uma mensagem de solidariedade, união e justiça social. É positivo que esta mensagem seja enviada à sociedade”, analisou o escritor Otacílio Gonçalves, que vai compor o corpo de jurados do Concurso. Escolhido patrono da iniciativa, o presidente da CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins) e primeiro presidente da USTL, Artur Bueno de Camargo destacou a importância do aprendizado sobre as relações trabalhistas entre os jovens – ele mencionou a ocorrência de trabalho análogo à escravidão em vinícula de Bento Gonçalves-RS.

O Concurso de Redação para Estudantes de Limeira da USTL tem o apoio da Prefeitura de Limeira, Secretarias da Educação e Cultura, da Câmara de Limeira e da Escola Legislativa, da Diretoria Regional de Ensino, do CPP – Centro do Professorado Paulista de Limeira, da ALLe – Associação Limeirense de Letras e da SOLL – Sociedade Limeirense de Literatura.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.