Conheça Valnea e Marta, que lutam há dois anos contra o câncer de mama em Limeira
Neste sábado (27) é lembrado o Dia Nacional de Luta contra o câncer
Neste sábado (27) é lembrado o Dia Nacional de Luta contra o câncer. Para entender a rotina dos que batalham contra esta doença, a Educadora foi até Alicc (Associação Limeirense de Cuidado e Carinho), para conhecer as histórias de Valnea Lopes de Paiva, de 52 anos, e Marta Alves de Almeida, de 44 anos. Ambas descobriram o câncer de mama há dois anos e encontram na amizade, na família e principalmente na fé, forças para enfrentar o tratamento.
- Em luta contra um câncer limeirense rifa o próprio carro para tratar a doença
- ‘Ele vai ter que passar por mais 3 cirurgias’, diz mulher de limeirense que rifa o próprio carro para tratar câncer
Valnea tem 52 anos e um filho de 23 anos. Na casa, são só os dois, que ela descreve como uma cumplicidade perfeita. Ela conta que escutar do médico a palavra câncer foi um baque. “Enfrentei os efeitos colaterais e ainda tinha forças para ser forte diante da família. Mesmo sentindo os efeitos colaterais da quimioterapia”, disse.
O caroço que também não parecia nada grave foi sentido durante um autoexame da vigilante Marta. “Com uma criança pequena, que em outubro de 2019 tinha apenas dois aninhos no colo, eu descobri o câncer em um ultrassom, porque a mamografia não havia detectado nada”, disse. Saiba mais na matéria de Ana Paula Rosa e Roberto Gardinalli.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.