Correios mantém agência aberta em Limeira mesmo após funcionários testarem positivo para covid-19
Em nota, os Correios negaram as informações e afirmaram que adotam protocolos eficazes de prevenção
Dois funcionários da agência central dos Correios de Limeira testaram positivo para covid-19 na semana passada. Segundo um funcionário do setor administrativo, que não quis se identificar, a empresa não se prontificou a fazer a desinfecção imediata do local e nem a testar os demais funcionários. A agência continuou funcionando normalmente até esta segunda-feira (20) pela manhã, quando o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Campinas e Região (Sintectcas) esteve no local.
Após intervenção dos sindicalistas, o prédio que abriga o Centro de Distribuição Domiciliária de Limeira foi fechado para sanitização e os funcionários liberados para consulta médica. Apesar disso, segundo o sindicato, eles teriam que arcar com os custos dos testes, caso os fizessem. Já a agência, que fica no mesmo prédio, continua funcionando normalmente.
À Educadora, o diretor do Sintectcas disse que os Correios estão falhando em cumprir os protocolos de prevenção a covid-19, inclusive, na distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Em nota, os Correios negaram as informações e afirmaram que adotam protocolos eficazes de prevenção. Veja mais na reportagem de Mayta Castilho e Gustavo Molina.
Confira abaixo, na íntegra, a nota enviada pela assessoria de imprensa dos Correios.
As reclamações não procedem. Nesta segunda-feira (20), o prédio que abriga o Centro de Distribuição Domiciliária de Limeira está fechado para sanitização. A previsão é de que a unidade seja reaberta amanhã (terça-feira, 21). A agência central, que fica no mesmo endereço, está atendendo normalmente.
Os Correios permanecem firmes na estratégia de proteger seus empregados e continuar servindo à população. Medidas cada vez mais exigentes de sanitização também vêm sendo implementadas, tornando nossa operação mais segura. Ainda assim, nossas agências seguem atendendo e nossas entregas ainda contam com eficácia superior a 90%.
Os problemas que temos são comuns aos correios do mundo todo: a União Postal Universal (UPU) relata que 124 países enfrentam problemas com entregas, suspensão na prestação de serviços, interrupção na aceitação de alguns serviços, redução na capacidade da força de trabalho, em decorrência da pandemia.
Os Correios estão trabalhando para viabilizar, com segurança e de forma transparente, a continuidade de suas atividades, essenciais para atender a população nesse momento em que mais precisa. Atrasos pontuais, quando reportados à empresa por meio dos canais oficiais de relacionamento, são prontamente averiguados e solucionados.
Além de intensificar as orientações quanto aos cuidados básicos de higiene e procedimentos de limpeza dos ambientes e equipamentos, foram providenciados álcool em gel e máscaras laváveis a todos os empregados, squeezes para os que trabalham na área de distribuição e redirecionamento dos empregados classificados como grupo de risco para o trabalho remoto. Também foram instalados painéis de acrílico em mais de 5 mil guichês de atendimento e nos centros operacionais, as estações de trabalho foram organizadas para manter o distanciamento recomendado.
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