Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em Limeira, 38.859 devem ser imunizados na primeira fase da vacinação contra covid-19

Cidades da região como Piracicaba, Rio Claro e Americana já divulgaram plano de imunização há pelo menos uma semana


Por Redação Educadora Publicado 15/01/2021 Atualizado 19/01/2021
Foto: Roberto Gardinalli

Enquanto cidades da região já estimam o número de pessoas que receberão as doses da primeira fase da vacinação e já possuem planos de vacinação contra a covid-19, a Prefeitura de Limeira não divulgou o número previsto do público alvo e nem um plano local de vacinação. Levantamento feito pela Educadora estima que 38.859 (idosos e profissionais de saúde) pessoas devem receber a vacina na primeira fase.

Número levantado pela Educadora é baseado na última campanha de vacinação contra a gripe, realizada até a segunda quinzena de maio de 2020, onde os idosos com mais de 60 anos são o público alvo, e no total de funcionários da saúde na cidade – nos setores público e privado.

O levantamento mostra que 32.650 pessoas com mais de 60 anos podem receber a vacina contra covid-19. Com relação aos trabalhadores da área da saúde – incluindo funcionários das áreas administrativas, de limpeza, segurança, entre outros – o Sindsaúde, que representa os trabalhadores da rede particular, informou que a estimativa é a de que 5 mil pessoas possam ser imunizadas. Já o Sindisel, que representa os funcionários da saúde pública em Limeira, informou que 1.209 trabalhadores podem ser imunizados.

SEM RESPOSTA

Questionada sobre o plano de vacinação do município, a Prefeitura limitou-se a dizer, por meio de nota enviada pela Secretaria de Comunicação Social, que “a primeira fase refere-se aos trabalhadores da saúde, genericamente considerados. Neste sentido, o município aguarda o consenso entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde sobre a delimitação de tais profissionais a fim de chegar a um número aproximado.” A prefeitura não informou se há indígenas e quilombolas no município.

ESTRUTURA

Em entrevista ao programa Meio Dia, da Educadora, o prefeito Mario Botion (PSD) afirmou que a cidade conta com 400 mil seringas e agulhas em estoque, além de refrigeradores que possuem a capacidade de armazenar tanto a vacina Coronavac, quanto a vacina de Oxford. Botion, porém, não explicou com precisão quantas doses devem ser encaminhadas à Limeira nesta primeira fase e nem os locais onde a campanha deve acontecer na cidade.

A primeira fase plano de vacinação do governo de São Paulo está prevista para ter início em 25 de janeiro, quando a primeira dose deve ser aplicada, e deve se estender até fim de março. Nesta fase, recebem a imunização profissionais da saúde, indígenas, quilombolas e idosos com mais de 60 anos.

REGIÃO

Piracicaba (407.252 habitantes): a Prefeitura informou, no dia 8 de janeiro, que a previsão é vacinar mais de 50 mil pessoas na primeira fase. Como preparação, o município comprou mais 400 mil seringas e agulhas e 13 novas geladeiras para armazenar as doses do imunizante.

Americana (242.018 habitantes): o plano do município foi divulgado na última quarta-feira (13) e mostra que cerca de 35 mil pessoas são esperadas na campanha de vacinação, sendo 3.738 profissionais da saúde e 32 mil idosos acima de 60 anos.

Rio Claro (208.008 habitantes): a Prefeitura informou, no dia 9 de janeiro, que a estimativa é a de que a vacinação abranja 33 mil pessoas, sendo 7,5 mil trabalhadores da área da saúde.

Engenheiro Coelho (21.249 habitantes): a Secretaria de Saúde do município informou que estima que 2 mil pessoas sejam vacinadas, sendo que entre 400 e 500 são trabalhadores da área da saúde e entre 1,3 mil e 1,5 mil são idosos acima de 60 anos.

Santa Bárbara D’Oeste (194.390 habitantes): a Prefeitura prevê a participação de 23 mil pessoas na campanha de vacinação. Destas, 3,4 mil são funcionários da área da saúde e 19,5 mil são idosos acima de 60 anos.

* Texto: Roberto Gardinalli

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.