Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entenda inclusão de imóveis em lista de tombamento do Condephali de Limeira

Situação gerou polêmica após proprietários de imóveis serem informados sobre suposto tombamento


Por Redação Educadora Publicado 11/10/2024
Entenda inclusão de imóveis em lista de tombamento do Condephali de Limeira
Foto: Wagner Morente

O Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Limeira (Condephali) divulgou um comunicado nesta quinta-feira (10), para esclarecer informações que têm circulado de forma equivocada, causando insegurança entre os proprietários de imóveis constantes na Lista de Interesse Histórico da Resolução 03/2024.

A lista de imóveis publicada na Resolução 03/2024 foi elaborada com base em critérios técnicos da Resolução 02/2021. O Condephali indicou quais imóveis devem compor o patrimônio de Limeira, mas a inclusão na lista não significa automaticamente que um imóvel será tombado.

O tombamento exige que o bem atenda a dois ou mais ‘Critérios de Interesse Cultural Relevante’, o que não se aplica à maioria dos imóveis listados.

Atualmente, Limeira conta com nove imóveis e dois conjuntos arquitetônico-urbanísticos tombados, além de 16 imóveis em processo de tombamento. O registro de interesse histórico permite ao Setor de Patrimônio Histórico da Prefeitura de Limeira realizar estudos sobre o desenvolvimento da cidade, sem impor restrições aos imóveis.

De acordo com a Lei Municipal 3.548/2003, o Condephali é responsável por preservar o patrimônio cultural de Limeira. Suas atribuições incluem propor tombamento de bens, formular diretrizes de preservação e opinar sobre projetos que afetem esses imóveis.

Essas atividades, segundo o conselho, estão em conformidade com a Constituição Federal de 1988, que estabelece no art. 23, inciso III, que os municípios devem proteger obras e bens de valor histórico, artístico e cultural. A deliberação do conselho, de acordo com a nota, é pautada pela seriedade e técnica, visando manter viva a história da cidade por meio de seus imóveis.

O Condephali reafirmou na nota seu compromisso com a transparência e se colocou à disposição para esclarecer eventuais dúvidas da comunidade.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.