Esposa de Jorge de Freitas é convocada a depor na CPI do IPTU
O imóvel em que Judite Maria de Oliveira morou aparece na ‘lista dos 170’; o depoimento dela está marcado para esta sexta-feira (19), às 16h
Em reunião extraordinária realizada nesta terça-feira (16), a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do IPTU decidiu convocar a esposa do vereador Jorge de Freitas, Judite Maria de Oliveira, para depor nesta sexta-feira, às 16h. O imóvel em que a esposa do vereador morou aparece na lista dos 170 imóveis que teriam sido beneficiados pelo esquema de fraudes no IPTU.
Segundo apurações realizadas pela Educadora, na lista, aparece como dono do imóvel da Vila Santa Rosália uma empresa do ramo imobiliário. No entanto, consulta feita na Juscep (Junta Comercial do Estado de São Paulo), o apartamento foi ocupado por Judite Maria de Oliveira de Freitas, esposa do agora ex-secretário de Habitação. Ela, inclusive, veio até a Educadora acompanhar o marido na entrevista que Jorge deu ao programa Meio Dia, no dia 27 de junho, dias após a Operação Parasitas, deflagrada em 23 de junho.
O imóvel está na chamada “lista dos 170” – cujos IPTUs teriam sido quitados de forma fraudulenta pelo esquema criminoso. Segundo apurou a Educadora, Judite teria se mudado do local há cerca de 5 meses.
Além disso, um nome “Judite” também aparece em interceptações telefônicas dos suspeitos autorizadas pela Justiça. Segundo informações obtidas pela Educadora, um dos réus teria chamado outro réu – este tido como o chefe do esquema – para tratar da quitação de uma dívida de IPTU.
Um deles pergunta: “De quem é o caso?”. O outro responde: “A Judite pediu para eu ver. Entendeu”. A resposta do interlocutor foi: “cara, o Jorge não curte essas coisas em. Acho melhor nem lançar aí. Tira o boleto e pronto. Ele tem muito medo de qualquer coisa dar ruim para ele”.
- Fraude no IPTU em Limeira: imóvel onde morou esposa de Jorge de Freitas aparece na lista de suspeitos
- Jorge de Freitas leva familiares ao plenário da Câmara em seu retorno
- Empresária denuncia servidor à CPI do IPTU
- CPI do IPTU começa a ouvir ‘lista dos 170’ nesta sexta-feira (12)
OUTROS DEPOIMENTOS
Na reunião extraordinária, os vereadores aprovaram requerimentos para a convocação de novas testemunhas. O auditor-fiscal da Secretaria da Fazenda, Luciano Mário Camargo, também foi convocado a prestar esclarecimentos, nesta sexta-feira (19), às 13h, porque, durante as investigações, foi constatada a existência de 53 imóveis irregulares em um único condomínio. O fato, inclusive, motivou a reunião extraordinária e a atualização da agenda de trabalhos da CPI.
Para o mesmo dia, outros dois contribuintes também foram convocados: o primeiro às 14h e o outro às 15h. No total, nesta sexta-feira (19), estão previstos oito depoimentos, que começarão às 9h e o último será às 17h.
O depoimento do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, previsto para o dia 23, foi adiado para outra data a ser definida. O objetivo da mudança é abrir espaço na agenda para outros depoimentos necessários para o atual momento da investigação. Enquanto isso, outros contribuintes deverão prestar esclarecimentos no dia 23 de agosto.
CPI DO IPTU
A Comissão foi instalada depois que o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do Ministério Público e a Polícia Civil deflagraram a Operação Parasitas para desarticular um grupo que praticava fraudes nos registros da Prefeitura de Limeira relativos ao IPTU. A operação foi realizada no dia 23 de junho.
Na ocasião foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão em Limeira, Campinas, Rio das Pedras, Piracicaba e Serra Negra. Os alvos foram servidores e ex-servidores que cancelavam débitos do tributo e faziam transferências irregulares de imóveis. A irregularidade foi constatada pela própria Prefeitura que alertou os órgãos de investigação.
Integram a CPI os vereadores Elias Barbosa (PSC), presidente; Everton Ferreira (PSD), relator; Lu Bogo (PL), secretária; Isabelly Carvalho (PT) e Ceará (Republicanos), membros.
Os vereadores também disponibilizaram um endereço eletrônico para que munícipes possam fazer denúncias: [email protected].
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.