Ex-bispo de Limeira assume cargo na administração da Santa Casa de Curitiba
Dom Vilson Dias de Oliveira renunciou ao cargo que ocupava na Diocese de Limeira em maio de 2019 após ser denunciado por supostamente praticar extorsões e acobertar casos de abuso sexual
O bispo dom Vilson Dias de Oliveira, que esteve à frente da Diocese de Limeira por 12 anos, assumiu um cargo na administração do Hospital Santa Casa de Curitiba, capital do Paraná. Em publicação divulgada na página oficial da instituição, dom Vilson aparece ao lado de outros representantes do hospital na inauguração de uma exposição fotográfica sobre o cotidiano da Santa Casa durante a pandemia de covid-19. No texto divulgado, ele é citado como um dos representantes da administração do hospital.
Nos comentários da publicação, pessoas compartilharam notícias sobre o envolvimento do bispo em supostos esquemas de extorsão e acobertamento de denúncias de abusos sexuais, casos que levaram dom Vilson a renunciar ao cargo na Diocese de Limeira em maio de 2019. O post foi excluído e não pode ser encontrado nem através do site oficial da entidade. Em outra publicação, o ex-bispo de Limeira aparece em uma foto ao lado de um carro modelo Maverick, que está sendo rifado pela Santa Casa de Curitiba para ajudar financeiramente a instituição. Dom Vilson também participou de transmissões ao vivo de missas na capela do hospital.
A assessoria de imprensa da instituição confirmou, por meio de nota enviada à Educadora, que o bispo assumiu o cargo, porém, não detalhou qual a função, nem quando ele começou a atuar. “A Santa Casa de Curitiba informa que possui irmãos voluntários, portanto, sem receber salário e sem poder decisório de gestão, que desempenham um papel solidário em torno da causa da saúde paranaense. A instituição mantém as portas abertas a toda a sociedade civil para iniciativas que fortaleçam seu trabalho centenário em prol dos doentes que mais precisam de cuidados”, cita a nota.
Dom Vilson Dias de Oliveira renunciou ao cargo que ocupava na Diocese de Limeira em maio de 2019 após ser denunciado por supostamente praticar extorsões e acobertar casos de abuso sexual. A apuração da Delegacia Seccional de Limeira sobre o bispo envolve denúncias de extorsão e suposto enriquecimento ilícito. Três meses após a renúncia, dom Vilson começou a atuar como bispo na cidade de Sertaneja, no Paraná, que fica a 430 km de Curitiba. A renúncia de dom Vilson não tira dele a ordenação e ele pode continuar realizando celebrações religiosas.
* Texto: Roberto Gardinalli
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.