Ex-servidor do escândalo do IPTU morre após passar mal em partida de futebol
Samuel Andrade de Souza foi um dos pivôs do esquema que desviava dinheiro público; foi condenado à prisão, mas respondia em regime semi-aberto
O ex-servidor da Prefeitura de Limeira, Samuel Andrade de Souza, de 45 anos, um dos condenados pela Justiça no caso conhecido como “escândalo do IPTU de Limeira”, morreu nesta quinta-feira (23).
Segundo informações apuradas pelo eLimeira, na última segunda-feira (20), ele participava de uma partida de futebol quando passou mal. Foi levado ao hospital e teve duas paradas cardíacas. Estava internado até hoje, quando faleceu.
Samuel foi um dos pivôs do esquema de fraudes implantado dentro da Secretaria Municipal da Fazenda.
A quadrilha – formada parte por funcionários públicos que tinham acesso a dados oficiais – entrava em contato com devedores de IPTU e pedia propina para quitar a dívida no sistema.
Segundo infvestigações do Ministério Público, foram desviados cerca de R$ 3 milhões (valores que deveriam ter sido pagos pelos contribuintes inadimplentes e que não entraram no caixa da Prefeitura).
Ex-servidor do escândalo do IPTU morre após passar mal e ter infarto
Entenda mais sobre o esquema de fraudes lendo aqui.
Samuel, que por muitos anos foi assessor no Legislativo do vereador Jorge de Freitas (PSD) e que estava nomeado no Executivo em cargo comissionado por indicação do próprio Jorge, era chefe de Relacionamento Legislativo da Divisão de Patrimônio da Secretaria de Administração. Ganhava R$ 8.395,54 e foi exonerado pelo prefeito Mário Botion (PSD) em junho de 2022, dias após o escândalo vir à tona e ser preso.
Ele ficou na cadeia por meses e foi liberado após ser condenado ao regime semi-aberto. Respondeu por organização criminosa e uso de documento falso e pegou 6 anos e 8 meses de prisão.
Em setembro de 2022, em interrogatório à CPI do IPTU aberta na Câmara Municipal, pediu “perdão a Deus”.
Samuel deixa esposa e dois filhos. Seu velório acontece na Igreja Adventista do Jardim Olga Veroni e o sepultamento, às 13h30, no Cemitério Parque.
VEJA COMO FOI O DIA QUE A OPERAÇÃO PARASITAS FOI DEFLAGRADA:
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.