Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fala de vereadora do PT revolta evangélicos: ‘voto pelo fim da bancada da bíblia’


Por Redação Educadora Publicado 08/12/2022

A vereadora de Limeira Isabelly Carvalho (PT) foi criticada nas redes sociais após fazer um discurso que revoltou em plenário parlamentares evangélicos.

Eleita vice-presidente da Câmara para o biênio 2023-2024, a petista declarou voto na chapa comandada por Everton Ferreira (PSD) – futuro presidente da Câmara de Limeira e que foi apoiado pelo prefeito Mario Botion (PSD).

Como Isabelly faz oposição ao governo, seu voto ao grupo da base aliada gerou críticas. Ao discorrer em plenário porque optou em votar em Everton, disse que tinha “convicção” do seu voto, que votava “pela democracia”, “pelas mulheres” (já que no grupo que apoiou Everton estavam todas as parlamentares mulheres) e, também, “pelo fim da bancada da bíblia”.

A petista chegou a ser vaiada em plenário e o vídeo com o trecho do discurso viralizou na internet.

“FIM DA BANCADA DA BÍBLIA”

No final da sessão, Isabelly tentou explicar o que quis dizer quando citou a bíblia. “Quando utilizei bancada da bíblia, não quis falar da bíblia. A bíblia, até para quem é ateu, é um importante livro sócio-histórico, que deve ser lido por todos e todas (…). A bíblia é também uma fonte de conhecimento. Não foi em referência ao livro sagrado ou à religião. Me referi à conduta de alguns”, declarou.

REPERCUSSÃO

O voto de Isabelly na chapa de Everton gerou reação dentro do próprio Partido dos Trabalhadores de Limeira, que, em nota, informou não concordar com o posicionamento da parlamentar. “Informamos que o voto da vereadora Isabelly Carvalho não representou o posicionamento da Executiva Municipal do PT de Limeira e suas lideranças”.

O Sindsel (Sindicato dos Servidores Municipais) também desaprovou a conduta da petista. “Nós servidores sabemos o quanto sofremos na pele com a atuação desta gestão do executivo municipal, e de maneira alguma podemos defender qualquer tipo de aliança, proximidade ou fortalecimento deste atual governo, devendo sempre ser oposição e garantir conquistas a toda categoria”, diz comunicado do sindicato.

ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA

Por 11 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Limeira elegeu, na tarde desta quinta-feira (8), o vereador Everton Ferreira (PSD) para presidente do poder legislativo limeirense. O parlamentar, que está no seu primeiro mandato, é do mesmo partido do Prefeito Mário Botion e estará à frente dos trabalhos legislativos pelos próximos dois anos. O concorrente, Ju Negão (PV), ex-líder de governo nos últimos dois anos, recebeu 10 votos. Botion trabalhou nos bastidores, conforme a Educadora apurou, para a vitória de Everton.

Numa disputa acirrada, Ferreira recebeu os votos dos vereadores Adir Almeida (PDT), Airton do Vitório Lucato (PL), Betinho Neves (PV), Isabelly Carvalho (PT), João Antunes Bano (Podemos), Jorge de Freitas (PSD), Lu Bogo (PL), Mariana Calsa (PL), Tatiane Lopes (Podemos), Terezinha da Santa Casa (PL), além do próprio voto, conquistando o apoio de 11 dos 21 vereadores da atual legislatura.

Os vereadores também definiram os membros da mesa diretora. Isabelly Carvalho (PT) ocupará a vice-presidência, Lu Bogo (PL) primeira secretaria e Tatiane Lopes (Podemos) segunda secretária.

Com a vitória da chapa, a Câmara de Limeira deverá ter pela primeira vez na história um homem negro no principal cargo do poder legislativo e mais da metade dos membros ocupada por mulheres.

JU NEGÃO

Jú Negão recebeu 10 votos. Além do dele, também de Nilton Santos (Republicanos), Ceará (Republicanos), Helder do Táxi (MDB), Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), Marco Xavier (Cidadania), Elias Barbosa (PSC), Lemão da Jeová Rafá (PSC), Anderson Pereira (PSDB) e Dr. Júlio (União Brasil).

BIOGRAFIA

Everton Ferreira, de 41 anos, foi eleito, em 2020, com 1330 votos. O gestor é natural de Itaberaba(BA), mas mora em Limeira desde 2003. Ele também trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde entre 2017 e 2020.

Entre as bandeiras que defende na Câmara Municipal está a saúde pública, mas se mantém aberto ao diálogo e à defesa de outras áreas que contribuam com o desenvolvimento de Limeira informa o site da Câmara.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.