Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Febre Maculosa: saiba como está o controle da doença em Limeira; 1 morte foi registrada este ano

Em 2023, foram notificados 14 casos suspeitos; 08 foram descartados; 05 aguardam resultado e 1 caso foi confirmado que evoluiu a óbito


Por Nani Camargo Publicado 14/06/2023

Febre Maculosa: saiba como está o controle da doença em Limeira.

Após 4 mortes por febre maculosa registradas em Campinas, reascendeu a discussão sobre o controle do carrapato-estrela – que transmite a doença – pelo poder público.

Em Limeira, a Secretaria da Saúde informa que, em 2022, foram notificados 42 casos suspeitos de febre maculosa e 03 confirmados que evoluíram a óbito.

Em 2023, até esta terça-feira (13/6), foram notificados 14 casos suspeitos; 08 foram descartados; 05 aguardam resultado e 1 caso foi confirmado que evoluiu a óbito.

“Quando a pasta recebe a notificação de casos suspeitos, a Divisão de Zoonoses realiza a investigação de identificação do LPI (Local Provável da Fonte de Infecção) e a técnica do levantamento acarológico”, explica a Prefeitura, em nota.

Em locais positivos para a presença do Amblyomma sculptum, são colocadas, todavia, placas informativas alertando a população sobre os cuidado e riscos da doença, além das unidades de saúde que devem ser procuradas.

Junto à Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, também são realizadas ações educativas em escolas, e outros espaços.

A rede pública e privada de saúde estão orientadas e preparadas para dar o suporte necessário aos pacientes.

A Prefeitura também informa que realiza, em suma, aplicação de carrapaticida e faz a manutenção das gramíneas e outras espécies de capins com roçagem mecanizada nos parques.

O médico intensivista Agnaldo Piscopo falou no Programa Meio Dia sobre o assunto e orientou que em caso de sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde com urgência.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.