Fonte centenária é desenterrada no terreno da Machina São Paulo, em Limeira
A fonte já havia sido restaurada em 2010, mas foi enterrada em 2013 para evitar o acúmulo de água e consequente formação de criadouros do mosquito da dengue
A fonte da antiga Machina São Paulo, que estava enterrada há oito anos, foi encontrada, nesta quinta-feira (8) durante as obras de reforço estrutural realizada pela Prefeitura de Limeira nas ruínas da fábrica. A fonte já era de conhecimento da Secretaria de Urbanismo e consta no projeto de restauração do local. Com 19,9 metros de comprimento, 7,7 metros de largura e 80 centímetros de profundidade, ela tem formato oval e é feita de cimento.
Segundo a Prefeitura de Limeira, a fonte já havia sido restaurada em 2010. Em 2013, por conta do aumento dos casos de dengue na cidade, foi feito o aterramento para evitar o acúmulo de água e consequente formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a fonte ganhará um sistema de drenagem, para diminuir a possibilidade da formação de criadouros do mosquito. Porém, o local não funcionará como fonte em razão dos custos elevados para instalação de um novo sistema de bombeamento de água. Em vez disso, a fonte se tornará um elemento paisagístico.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.