Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fonte centenária é desenterrada no terreno da Machina São Paulo, em Limeira

A fonte já havia sido restaurada em 2010, mas foi enterrada em 2013 para evitar o acúmulo de água e consequente formação de criadouros do mosquito da dengue


Por Redação Educadora Publicado 08/04/2021
Foto: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

A fonte da antiga Machina São Paulo, que estava enterrada há oito anos, foi encontrada, nesta quinta-feira (8) durante as obras de reforço estrutural realizada pela Prefeitura de Limeira nas ruínas da fábrica. A fonte já era de conhecimento da Secretaria de Urbanismo e consta no projeto de restauração do local. Com 19,9 metros de comprimento, 7,7 metros de largura e 80 centímetros de profundidade, ela tem formato oval e é feita de cimento.

Segundo a Prefeitura de Limeira, a fonte já havia sido restaurada em 2010. Em 2013, por conta do aumento dos casos de dengue na cidade, foi feito o aterramento para evitar o acúmulo de água e consequente formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a fonte ganhará um sistema de drenagem, para diminuir a possibilidade da formação de criadouros do mosquito. Porém, o local não funcionará como fonte em razão dos custos elevados para instalação de um novo sistema de bombeamento de água. Em vez disso, a fonte se tornará um elemento paisagístico.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.