Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fraude no IPTU em Limeira: imóvel onde morou esposa de Jorge de Freitas aparece na lista de suspeitos

Além disso, um nome “Judite” também aparece em interceptações telefônicas dos suspeitos autorizadas pela Justiça


Por Nani Camargo Publicado 10/08/2022 Atualizado 15/08/2022

O escândalo envolvendo fraudes no IPTU de Limeira tem um novo capítulo. Um imóvel localizado na Vila Santa Rosália, onde morou a esposa do ex-secretário da Habitação, Jorge de Freitas, aparece na lista dos 170 contribuintes cujos IPTUs tiveram movimentações suspeitas. Trata-se de um apartamento na Rua Candido Souza de Oliveira. Jorge renunciou ao cargo de secretário nesta terça-feira (9) e volta para a Câmara Municipal.

Na lista, aparece como dono do imóvel uma empresa do ramo imobiliário. No entanto, segundo consulta feita pela Educadora na Juscep (Junta Comercial do Estado de São Paulo), o apartamento foi ocupado por Judite Maria de Oliveira de Freitas, esposa do agora ex- secretário. Ela, inclusive, veio até a Educadora acompanhar o marido na entrevista que Jorge deu ao programa Meio Dia, no dia 27 de junho, dias após a Operação Parasitas, deflagrada em 23 de junho.

Na Juscep, Judite, dona uma loja de confecção e vestuário no Jardim Alvorada, informou à época que criou a empresa, em março de 2021, ser residente à rua Candido Souza de Oliveira. O imóvel está na chamada “lista dos 170” – cujos IPTUs teriam sido quitados de forma fraudulenta pelo esquema criminoso. Segundo apurou a Educadora, Judite teria se mudado do local há cerca de 5 meses.

INTERCEPTAÇÕES TELEFÔNICAS

Além disso, um nome “Judite” também aparece em interceptações telefônicas dos suspeitos autorizadas pela Justiça. Segundo informações obtidas pela Educadora, um dos réus teria chamado outro réu – este tido como o chefe do esquema – para tratar da quitação de uma dívida de IPTU. Um deles pergunta: “De quem é o caso?”. O outro responde: “A Judite pediu para eu ver. Entendeu”. A resposta do interlocutor foi: “cara, o Jorge não curte essas coisas em. Acho melhor nem lançar ai. Tira o boleto e pronto. Ele tem muito medo de qualquer coisa dar ruim para ele”.

INDICAÇÕES POLÍTICAS

Jorge, que também fez indicações políticas de réus denunciados pelo Ministério Público e que estão presos, nega qualquer tipo de participação na fraude do IPTU. O ex-secretário, inclusive, já depôs na última sexta-feira à CPI que investiga o caso.

ENTENDA A FRAUDE NO IPTU DE LIMEIRA

Em 23 de junho, a Polícia Civil e o Ministério Público, por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), deflagaram em Limeira a Operação Parasitas. Foram presos na ocasião 9 pessoas que fariam parte de um esquema criminoso que fraudava dívidas de IPTU.

Com ajuda de servidores públicos e de pessoas de fora da Prefeitura – inclusive corretores de imóveis -, eram captados “clientes”, ou seja, devedores de IPTU que topavam pagar propinas aos integrantes do esquema para que a dívida “desaparecesse” do Setor Tributário da Prefeitura e o imóvel ficasse adimplente.

Foi a própria Prefeitura, em fevereiro deste ano, que descobriu a fraude após detectar um rombo de R$ 3 milhões nos cofres públicos. O caso foi levado ao conhecimento da polícia e do Ministério Público pelo prefeito Mario Botion (PSD). Desde então, passou-se a monitorar, com autorização das Justiça, ligações telefônicas feitas pelos suspeitos, além de movimentações de processos dentro de secretarias municipais.

Até agora, sete pessoas seguem presas – três delas são ex-servidores comissionados da Prefeitura – e três réus seguem foragidos. No total, 10 pessoas foram denunciadas pelo MP por vários crimes, como corrupção ativa e passiva.

Após o escândalo vir à tona, o prefeito Mario Botion cancelou todas as dívidas quitadas de forma irregular e os 170 imóveis voltaram para a dívida ativa da administração municipal.

VEJA MAIS:

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.