Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fraude no IPTU: pela 1ª vez, CPI pedirá autorização do plenário para convocar secretários municipais

A Educadora consultou o Departamento Jurídico do Legislativo e foi dito que o Regimento Interno da Casa está desatualizado


Por Nani Camargo Publicado 08/07/2022 Atualizado 18/07/2022
CPI do IPTU do dia 08 Julho de 2022
Entre os depoimentos previstos, está o de Anderson Hara, que recebeu as transferências de 23 imóveis – Foto: Câmara Municipal de Limeira

Em uma situação inédita e controversa, a CPI do IPTU de Limeira pedirá autorização do plenário para convocar secretários municipais a depor. Nesta sexta-feira (8), na primeira reunião do colegiado, foi definida essa questão. A convocação do secretário da Fazenda, José Aparecido Vidotti, por exemplo, vai ser decidida na próxima segunda-feira (11) pelos 21 parlamentares. Situação como essa – da participação dos demais vereadores em decisões da CPI – nunca havia sido registrada pela Casa. “Temos que proteger a CPI de questionamentos jurídicos”, disse o presidente Elias Barbosa (PSC), alegando que esta orientação partiu da assessoria jurídica da Casa.

A Educadora consultou o Departamento Jurídico do Legislativo e foi dito que o Regimento Interno da Casa está desatualizado e que, agora, o entendimento a ser seguido é o que está previsto na Constituição Federal. Durante a reunião, os membros da CPI foram orientados sobre esta questão pelo procurador jurídico José Carlos Evangelista de Araújo. Ele fez estudos acerca do tema e apontou, inclusive, que diversas comissões já foram canceladas em processos judiciais pertinentes por não terem se alinhando à Constituição.

A CPI investiga esquema de fraudes, dentro da Prefeitura de Limeira, na dívida ativa do IPTU. Um rombo de R$ 3 milhões já foram detectados nos cofres públicos e foi o próprio governo Mario Botion (PSD) que denunciou o esquema – descoberto em março – à Polícia Civil e ao Ministério Público. Nove pessoas foram presas – 4 eram servidores públicos e foram exonerados. Dois suspeitos já conseguiram habeas-corpus e três seguem foragidos.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.