Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Frente fria provoca quedas de temperaturas em Limeira

As mínimas podem chegar a 7ºC ou 8ºC, na madrugada de sexta-feira (14) e sábado (15)


Por Leticia Viganó Publicado 14/07/2023
Frente fria provoca quedas de temperaturas em Limeira
Foto: Roberto Gardinalli

Com a chegada de frentes frias, Limeira (SP) deve registrar temperaturas mais baixas a partir da noite desta quinta-feira (13), madrugada de sexta-feira (14) e sábado (15). As mínimas podem chegar a 7ºC ou 8ºC, segundo aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com possibilidades de chuvas. 

De acordo com o Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, essa frente fria que se aproxima esta associada à passagem de um ciclone extratropical que atingiu o sul do Brasil, na noite de quinta-feira (12).

ALERTA DEFESA CIVIL

A Defesa Civil do Estado alerta nesta quinta-feira (13) que, entre quinta-feira (13) e domingo (16), uma frente fria seguida por uma massa de ar frio causará queda significativa de temperatura, com formação de geada em pontos isolados, no Estado de São Paulo, entre eles, na região de Campinas (SP). As menores temperaturas ocorrerão entre o final da madrugada e início da manhã de cada dia.

Rajadas de vento

O ciclone extratropical que atua no Sul do Brasil causará fortes rajadas de vento na faixa leste do Estado de São Paulo. Este fenômeno permanece entre quinta-feira (13) e sexta-feira (14), com destaque para a Capital, Região Metropolitana, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Litoral Norte e Região de Itapeva, onde os ventos podem chegar a 90km/h. Já na Serra da Mantiqueira, Campinas e Sorocaba, até 80km/h e Vale do Paraíba, 75km/h.

A atenção deve ser redobrada nas áreas mais vulneráveis dos municípios. Nas áreas litorâneas, devido a essas fortes rajadas de vento, a agitação marítima ficará mais intensa durante o período deste fenômeno, sendo assim, não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia, mantendo também atenção com as edificações, infraestruturas, evitem parar próximo a árvores e vias em áreas que sejam vulneráveis à erosão e inundações costeiras. Além disso, recomenda-se que as pessoas protejam suas embarcações e evitem adentrar em alto mar, pois há risco para acidentes marítimos.

Abrigo Solidário

O atendimento do abrigo temporário na Estação Pedro II, da Linha 3 – Vermelha é feito sempre que a Defesa Civil emite alerta para temperatura abaixo de 10ºC. Deste modo, o abrigo será montado nesta quinta-feira (13), permanecendo até domingo (16), para acolher quem mais precisa se proteger.

As secretarias de Desenvolvimento Social e de Transportes Metropolitanos, juntamente com o Metrô, o Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil somam esforços para ativarem a estrutura do alojamento, e, assim atender à população vulnerável da Capital. Para todos os abrigados são entregues colchões para dormir, cobertores e refeições gratuitas, fornecidas pelo Programa Bom Prato Móvel. O local tem capacidade para atender 100 pessoas por noite. O abrigo passou por melhorias como pintura nas paredes e foram instaladas camas de campanha para oferecer mais conforto aos acolhidos. O espaço também está preparado para receber os pets que chegarão juntamente com as pessoas em situação de rua.

A entrada do abrigo será pela Estação Pedro II, da Linha 3 – Vermelha, na Rua da Figueira, s/n; Centro. O atendimento começa às 19h e o local fecha às 8h do dia seguinte, quando eles são encaminhados para a unidade Bom Prato da Rua 25 de Março, onde tomam café da manhã.
Para obter mais informações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de baixas temperaturas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém as redes sociais @defesacivilsp, com divulgação de alertas e orientações.

Para pedido de mais informações ou entrevistas, envie e-mail para [email protected] ou ligue para 11-3327-8674

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.