Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Idosos deixam de tomar segunda dose de vacina contra covid-19 em Limeira

De acordo com o sistema VaciVida, que faz o cadastro da população vacinada no Estado de São Paulo, cerca de mil idosos não foram totalmente vacinados


Por Redação Educadora Publicado 31/03/2021

A enfermeira da Secretaria de Saúde de Limeira, Giovana Bühl, que atua na campanha de vacinação contra a covid-19 na cidade, afirmou que aproximadamente 1 mil idosos não tomaram a segunda dose do imunizante contra o novo coronavírus. Os dados são do sistema de cadastro da campanha de imunização VaciVida, do governo de São Paulo. Em entrevista ao programa Meio Dia, da Educadora, desta quarta-feira (31), Giovana disse que tem acontecido confusões com as datas de aplicação da segunda dose por causa das duas vacinas que estão sendo aplicadas no Estado.

“Estamos percebendo idosos já querendo tomar a segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca, que vai ser aplicada em meados de abril, começo de maio”, disse. “No cartão de vacinação está escrito o fabricante e qual quando o idoso deve retornar para tomar a segunda dose”, completou a enfermeira. A segunda dose vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório Sinopharm, deve ser aplicada entre 21 e 28 dias após a primeira dose. Já o imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca, tem um período mais de espera entre uma aplicação e outra, de 12 semanas.

Giovana também explica que, para não haver confusão com as datas, o governo do Estado avisa por meio de e-mail e SMS quando a pessoa deve receber a segunda dose, por isso, é importante ficar atento às mensagens. “Estamos com um índice muito baixo, a importância da segunda dose é fundamental para que a imunização seja completa, senão, não faz efeito”, esclarece. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Saúde de Limeira nesta quarta, no total foram aplicadas 36.982 vacinas contra a covid-19, sendo que 28.770 são da primeira dose e 8.212 são da segunda dose.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.