Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Índice de perdas: 163 milhões de litros de água deixaram de ser desperdiçados em Limeira

A cidade, primeira no Brasil a conceder os serviços de saneamento à iniciativa privada, em 1995, é referência nacional no tema


Por Redação Educadora Publicado 01/05/2023
BRK realiza manutenção preventiva na Estação Elevatória de Água Nossa Senhora das Dores, em Limeira, no sábado, dia 17
Divulgação

Índice de perdas: 163 milhões de litros de água deixaram de ser desperdiçados.

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, fechou o trimestre de 2023 com um resultado expressivo no combate às perdas de água tratada no município.

Índice de perdas

Nos últimos três meses, o índice médio de perdas foi de 20%, abaixo da marca de 22,51% registrada no mesmo período no ano anterior e inferior à média nacional, que chega a 40,25% segundo dados do Ranking do Saneamento deste ano, realizado pelo Instituto Brasil em parceria com a GO Associados.

Somente nesses três primeiros meses, mais de 163 milhões de litros de água deixaram de ser desperdiçados – o equivalente a 65 piscinas olímpicas. Esse volume seria suficiente para abastecer o município de Limeira por três dias.

A cidade, primeira no Brasil a conceder os serviços de saneamento à iniciativa privada, em 1995, é referência nacional no tema.

“Nossa meta, todavia, sempre será ter o mínimo de perda de recurso hídrico, porque isso reflete diretamente na preservação do meio ambiente e, claro, na qualidade de vida da população”, afirma Rogério Lima, gerente de operações da BRK.

O resultado se deve a um trabalho contínuo que a BRK desenvolve. Entre as ações realizadas neste primeiro trimestre, portanto, está a pesquisa de vazamentos não visíveis nas redes e ramais de distribuição de água. Apenas no ano passado, essa ação, que é realizada com equipamentos de geofonamento e hasteamento, resultou em 140 ocorrências detectadas e reparadas. Para atingir este resultado, a equipe percorreu cerca de 146 quilômetros de redes.

Além da detecção e reparo dos vazamentos invisíveis, outras medidas adotadas foram: a substituição de 795 metros de redes antigas; implantação de dois novos Distritos de Medição e Controle (DMCs) e a expansão de áreas atendidas por válvulas reguladoras de pressão (VRPs), além de ações comerciais como a substituição de hidrômetros e a fiscalização de fraudes.

“Em suma, temos nos dedicado ao planejamento e à adoção de ações práticas eficazes para o combate de perdas. Continuaremos trilhando esse caminho em busca de resultados ainda melhores”, completa Lima.

Índice de perdas 2022

Em 2022, o município fechou o índice médio de perdas em 19,92%, muito inferior à média nacional, que chega a 40,25% segundo dados do Ranking do Saneamento deste ano.

Em mais de 27 anos de concessão, a quantidade de água preservada em Limeira chega a 5.607.00 metros cúbicos (m³) ou mais de 5,6 bilhões de litros, o equivalente a 2.240 piscinas olímpicas e suficiente para abastecer toda a cidade de mais de 300 mil habitantes por três meses.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.