Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Índices criminais apresentam queda de 20%, em Limeira

Roubos de veículos caíram 40% na cidade


Por Redação Educadora Publicado 31/08/2023
Índices criminais apresentam queda de 20%, em Limeira
Foto: Divulgação Prefeitura de Limeira

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) promoveu nesta quarta-feira (30) nova reunião. Na pauta foram discutidos os índices criminais e as operações integradas das forças de segurança de Limeira (SP). Realizado no Edifício Prada, o encontro foi conduzido pela vice-prefeita Erika Tank e pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Limeira teve queda de 40% em roubos de veículos, e de 20% na criminalidade, entre julho e agosto, conforme números informados pelo secretário. “Isso é resultado efetivo de nossas ações com a Guarda Civil Municipal, por meio da Diária de Atividade Complementar (DAC), e do trabalho conjunto das forças de segurança, determinado pelo prefeito Mario Botion”, destacou Marchi.

Portaria recente da Secretaria de Segurança criou 492 Diárias por Atividade Complementar (DAC) para várias ações ao longo de setembro, entre elas, o reforço das rondas nos parques públicos e no centro. “O Gabinete de Gestão Integrada tem sido um importante instrumento para definirmos ações estratégicas que trazem mais segurança para nossa população”, observou a vice-prefeita Erika Tank.

DECISÃO DO STF

A recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a Guarda Civil Municipal (GCM) como órgão de segurança pública, foi celebrada durante o GGIM. “É o reconhecimento da legitimidade da GCM, e que representará um ganho relevante para a guarda e para a segurança do município”, disse Wagner Marchi. “Isso também traz motivação para os guardas”, comentou o comandante da GCM, André Hailer.

Hailer também pontuou que o trabalho conjunto da GCM com a PM tem sido essencial. “A relação da guarda com a Polícia Militar nunca esteve tão próxima como agora, com o compartilhamento de informações, representando um bom desempenho no combate à criminalidade”, salientou o comandante.

PRESENÇAS

Participaram da reunião, os secretários Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) e Rodrigo Oliveira (Mobilidade Urbana), o presidente interino do Ceprosom, José Cicolin Filho, o presidente da Acil, José Mario Bozza Gazzetta, o presidente do Sicomércio, Martim Medeiros, o comandante do 36º batalhão da PM, tenente-coronel Adriano Vieira Braz, o comandante da 1ª companhia da Polícia Militar, Herlon de Paula, o capitão da 4ª Cia da Polícia Rodoviária, Renê Ribeiro da Silva, o delegado adjunto da Seccional de Limeira, Francisco Paulo Oliveira Lima, o presidente do Conseg Central, Claudio Zalaf, além de representantes do Corpo de Bombeiros e de outras secretarias.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.