Obras para a instalação de novas redes de água no Chácara Antonieta têm etapa final na noite deste sábado (18)
Por conta da intervenção, podem ocorrer oscilações no abastecimento de água nos bairros da região
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, executa na noite deste sábado, dia 18, a última etapa das obras de implantação de novas redes de água no bairro Chácara Antonieta. Esta fase consiste na interligação das novas tubulações a rede existente – possibilitando assim o reforço no sistema de abastecimento da cidade.
- Vizinhos reclamam de abandonado de imóvel na Vila Cristovam, em Limeira
- Incêndio atinge empresa no Egisto Ragazzo, em Limeira
- Trecho da Rua Cedro passa a ter sentido único de circulação
A obra teve início no último dia 13 e a instalação da nova tubulação está prevista para ser concluída ainda nesta sexta-feira, dia 17. A intervenção ocorreu na rua Oscar Vargas, no trecho entre a avenida Cônego Manoel Alves e a rua Carlos Guilherme Schinoor, no bairro Chácara Antonieta.
As novas tubulações são de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e grandes pressões e com baixo efeito de incrustação, além de ser de fácil manuseio e instalação, com uma durabilidade maior. No total, 270 metros de redes foram executados por meio do método não destrutivo (MND), que reduz a quantidade de escavações, uma vez que são abertas valas em locais pontuais para inserir a tubulação.
Este método oferece uma solução eficaz para os desafios enfrentados pela infraestrutura urbana, isso porque a inserção dos tubos é feita por algumas valas menores do que as que seriam necessárias no método convencional. Com isso, o cronograma da obra também é menor, reduzindo assim os dias em que o trânsito na via ficará interditado. “Essa metodologia inovadora mostra o compromisso da concessionária em promover melhorias, de modo a reduzir os impactos à população local”, explica Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.
Interdições e abastecimento de água
Para que seja possível realizar a última etapa da obra, a concessionária irá interditar a avenida Conego Manoel Alves na esquina com a Rua Oscar Vargas, no bairro Chácara Antonietta. A ação é necessária para garantir a segurança dos funcionários e dos motoristas e pedestres que circulam pelo local. Por conta da intervenção, podem ocorrer oscilações no abastecimento de água dos bairros da região. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado na madrugada deste domingo, dia 19.
Os bairros que podem ser afetados são: Chácara Antonieta, Jardim Elite, Jardim Esmeralda, Jardim Morro Azul, Jardim Nova Itália, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Nossa Senhora do Amparo, Jardim Paulista, Jardim Pérola, Jardim Rosa Marrafon Luccas, Jardim São Paulo, Jardim Senador Vergueiro, Jardim Santa Fé, Jardim Santa Luiza, Jardim Terra de Santa Eliza, Jardim Trevo, Parque Residencial Sthalber, Residencial dos Girassóis, Residencial Morar Mais Limeira, Residencial Vermont, Residencial Vila Ingleza. Unicamp I, Unicamp II, Vila Santa Josefa, Centreville, Parque São Bento e Monsenhor Rossi.
Instalação de registro de água
Para garantir uma melhor configuração ao sistema de abastecimento de água em Limeira, a BRK investe no trabalho de setorização – uma espécie de subdivisão entre as redes de distribuição de água do município. Parte desse trabalho consiste na instalação de equipamentos chamados de registros de setor, serviço que também será realizado na noite deste sábado, dia 18.
A intervenção ocorrerá na avenida Conego Manoel Alves, na esquina com a rua Cassio Parronchi Ferreira, no bairro Jardim Morro Azul, no sentido bairro. O local também será interditado e estará devidamente sinalizado para segurança dos funcionários, motoristas e pedestres. Em caso de dúvidas, a concessionária disponibiliza o telefone 0800 771 0001, que atende 24 horas, e o WhatsApp (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.