Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Instituto Adolfo Lutz identifica duas variantes em Limeira

Em dois pacientes foi identificada a variante P.1 (de Manaus) e em outros dois a variante P.2 (do Rio de Janeiro)


Por Redação Educadora Publicado 22/04/2021
Foto: Pixabay

Estudo realizado pelo Instituto Adolfo Lutz identificou duas variantes em pacientes com resultado positivo para covid-19 em Limeira. Tratam-se das variantes P.1 (de Manaus) e P.2 (do Rio de Janeiro). Os resultados foram informados à Secretaria de Saúde de Limeira na quarta-feira (21). Para a análise, o instituto colheu cinco amostras aleatórias para fazer o sequenciamento genético necessário para constatar tais variantes.

Em dois pacientes foi identificada a variante P.1 e em outros dois a variante P.2. Em um quinto paciente, foi verificada a linhagem normal da doença (B.1.1.28), que não é variante ou nova linhagem e está em circulação desde o início da pandemia. Segundo a pasta, esse caso é de uma mulher, 82 anos, que foi a óbito. Os demais casos são de dois homens (23 e 49 anos) e duas mulheres (67 e 79 anos), todos recuperados.

O resultado era esperado pela Secretaria de Saúde, dado o novo comportamento da doença, já observado anteriormente. “A confirmação das variantes só reforça a necessidade de mantermos os cuidados que já conhecemos, como o uso de máscaras, distanciamento social, higienização das mãos e buscar ajuda médica logo nos primeiros sintomas”, afirma o secretário de Saúde, Vitor Santos.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.