Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ipem reprova aferição de dois radares em Limeira

Em uma das medições, segundo informou a Comissão de Obras da Câmara de Vereadores, enquanto o radar registrava 79 km/h, a medição do Ipem apontava 71 km/h


Por Redação Educadora Publicado 11/08/2021
Foto: Divulgação/Câmara de Limeira

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) reprovou o resultado da aferição de dois radares vistoriados em Limeira, de acordo com relatório apresentado pela Comissão de Obras da Câmara de Limeira nesta quarta-feira (11). A aferição aconteceu na última sexta-feira (6). O processo de vistoria foi realizado pelo delegado regional do Ipem, Josias Barbosa, com a presença dos assessores dos vereadores Hélder do Taxi (MDB), presidente da comissão, e Ceará (Republicanos), vice-presidente.

De acordo com o relatório emitido com base na análise realizada pelo Legislativo, um dos radares, localizado na Via Francisco D’Andréa (Anel Viário), foi reprovado porque o delegado do Ipem, que participou dos testes, identificou que o equipamento mostrava uma velocidade diferente e acima do que a velocidade medida pelo instituto. Em uma das medições, na faixa um, enquanto o radar registrava 79 km/h, a medição do Ipem apontava 71 km/h. Já o outro, que fica na Avenida Maria Tereza Silveira Barros Camargo, foi reprovado porque o teste na segunda faixa da via resultou em “não identificado”.

O presidente da Comissão, Helder do Táxi, ressaltou o descompasso entre a velocidade aferida pelo Ipem e a velocidade registrada pelo radar. Para ele, isso coloca em jogo a confiabilidade da população em relação ao radar. Já Ceará afirmou que a diferença nas velocidades também pode levantar suspeita sobre as multas aplicadas. “Levanta-se uma suspeita em relação aos motoristas que foram penalizados. A sociedade não pode ser lesada e penalizada por um erro de uma máquina e nossa função é defender o direito da sociedade e da coletividade”, disse.

A previsão era a de que o Ipem fizesse a aferição de seis radares, porém, o instituto vistoriou apenas dois. Os outros quatro, segundo informações da Comissão de Obras, tiveram o processo de aferição cancelado pelo delegado, sendo que três deles estão com o prazo de validade de vistoria vencido. Outros radares serão aferidos na próxima sexta-feira (13).

A Comissão de Obras da Câmara de Limeira é composta pelos vereadores Hélder do Taxi (MDB), presidente, Ceará (Republicanos), que ocupa a vice-presidência, e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário. A Comissão é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais elaborados ou executados pelo Poder Público.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.