Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jequitibá-branco é incendiado no bairro Cecap, em Limeira

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente trabalha para salvar a árvore, que tem entre 50 e 60 anos de idade


Por Redação Educadora Publicado 04/11/2020
Foto: Divulgação/Prefeitura de Limeira

Uma árvore do tipo jequitibá-branco foi incendiada no bairro Cecap, em Limeira, na noite da última terça-feira (3). A denúncia foi recebida pela Defesa Civil. A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente trabalham para salvar a árvore. Esta é a segunda vez em menos de 30 dias que um incêndio do tipo é registrado na cidade. Em outubro, uma seringueira localizada em frente na Praça Coronel Flamínio Ferreira, conhecida como Praça do Museu, também foi queimada.

De acordo com o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Rogério Mesquita, o espécime atingido tem entre 50 e 60 anos de idade e está em extinção na região de Limeira. A espécie tem grande relevância para o município e é considerado um dos maiores exemplares da flora na Mata Atlântica. Mesquita pontua que o fogo pode comprometer o desenvolvimento das árvores e ressalta que a orientação é para que a população não ateie fogo em áreas verdes. “A arborização urbana traz benefícios para o meio ambiente e, principalmente, para a população. É fundamental que preservemos a biodiversidade da nossa cidade”.

Rogério Mesquita explica que nesses casos é necessário primeiramente estabilizar a situação e conter o fogo. Após isso é realizado o processo de hidratação e adubação da árvore. “Amanhã faremos a adubação e irrigação desse Jequitibá para fortalecimento e depois faremos a remoção dos tecidos mortos para concluir a limpeza”, disse.

Em casos de queimadas criminosas, a população pode colaborar denunciando pelo canal 156 da prefeitura ou acionando a Defesa Civil pelo 199. As denúncias são sigilosas e podem incluir fotos ou, se for o caso, número da placa do veículo do infrator.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.