Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lavagem preventiva da rede de esgoto de Limeira aumenta 62% em 2020

A lavagem preventiva das redes de esgoto evita o entupimento nas redes coletoras de esgoto, o que pode causar riscos tanto à saúde quanto ao meio ambiente


Por Redação Educadora Publicado 28/01/2021
BRK realiza obras nas redes de água no centro de Limeira neste domingo (28)
Foto: Reprodução

A lavagem preventiva das redes de esgoto de Limeira, realizada pela BRK Ambiental, aumentou 62% em 2020. De acordo com a concessionária, 201,5 km de redes de esgoto receberam a lavagem durante todo o ano passado. Em 2019, 124,7 km foram limpos de forma preventiva.

Ainda de acordo com a BRK Ambiente, a média mensal de limpeza da rede foi de 16,7 km, enquanto em 2019, 10,4 km de tubulações foram limpas mensalmente. A lavagem é realizada após a detecção de um possível ponto de entupimento na rede. Então, um caminhão hidrojato é deslocado até o local e uma mangueira é introduzida na tubulação e um jato de alta pressão de água limpa a rede.

ENTUPIMENTOS

A lavagem preventiva das redes de esgoto evita o entupimento nas redes coletoras de esgoto, o que pode causar riscos tanto à saúde quanto ao meio ambiente. Em 2020, 298 casos de entupimento nas redes coletoras de esgoto foram registrados pela empresa, o menor número em 10 anos.

O aumento no volume das redes acontece tanto com a mistura da água de chuva com a rede coletora de esgoto, quanto com o descarte irregular de lixo, como restos de construção civil, descartes de banheiro e descarte irregular de cozinha, principalmente óleo usado e gordura. Segundo o balanço da empresa, 238 toneladas de lixo foram retiradas dos gradeamentos das Estações de Tratamento de Água (ETA) em Limeira no ano passado.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.