Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lei Lucas: treinamento para profissionais da educação inicia nova fase em Limeira

Lei prevê a obrigatoriedade de preparar profissionais da educação para atuarem na prevenção a acidentes e em situações de primeiros socorros


Por Redação Educadora Publicado 18/07/2023
Lei Lucas: treinamento para profissionais da educação inicia nova fase em Limeira
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Limeira

Começou nesta segunda-feira (17) uma nova temporada de treinamento da Lei Lucas (Lei 5.987/2018), que prevê a obrigatoriedade de preparar trabalhadores da Educação para atuarem na prevenção a acidentes, e se necessário, em situações de primeiros socorros.  Ao todo, serão nove dias de treinamento, com participação aproximada de 60 funcionários por dia, de escolas municipais de Limeira (SP) ou do programa Bolsa Creche.

As aulas são ministradas por integrantes do Núcleo de Educação em Urgências do Samu (NEU) e ocorrem no período da manhã, na sede da Secretaria de Educação de Limeira, no Parque Cidade.

Lei Lucas: treinamento para profissionais da educação inicia nova fase em Limeira
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Limeira

Segundo a enfermeira e supervisora de Pronto Atendimento da prefeitura, Fernanda Cantão Silva, além de manobras em caso de engasgamento e de parada cardíaca, os instrutores ensinam técnicas para socorrer vítimas de quedas, convulsão, afogamento, acidentes de trânsito, queimaduras, entre outros. A vice-prefeita Erika Tank, que é autora da Lei Lucas, acompanhou o primeiro dia de atividades.

Fernanda destacou, ainda, que os treinamentos são realizados anualmente, como forma de capacitar novos funcionários ou de reciclar o conhecimento. Para tanto, foram convocados cinco servidores de cada unidade. “Independentemente desse período específico da capacitação da Lei Lucas, atuamos diretamente na escola quando somos chamados para palestras e eventos de formação”, esclareceu Fernanda.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.