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Limeira avança na implantação da Política Nacional de Equidade e Educação Étnico-Racial nas escolas

O secretário de Educação reforçou a importância de ampliar as ações relacionadas às questões étnicas e raciais nas escolas da Rede Municipal


Por Redação Educadora Publicado 28/02/2025
Limeira avança na implantação da Política Nacional de Equidade e Educação Étnico-Racial nas escolas
Foto: Eduardo Zanzirolamo

Diretores e coordenadores das escolas municipais de Limeira (SP) reuniram-se na manhã desta quinta-feira (27), no teatro Nair Bello, para acompanhar a apresentação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). Na abertura do evento, o secretário de Educação, Antônio Montesano Neto, reforçou a importância de ampliar as ações relacionadas às questões étnicas e raciais nas escolas da Rede Municipal.

Na sequência, a diretora pedagógica da pasta, profª. dra. Helenice Magalhães, explicou os principais objetivos da PNEERQ, enquanto política pública nacional que visa organizar e orientar as ações de promoção da equidade étnica e racial e a valorização das culturas afro-brasileira, indígena e quilombola.

Nesse contexto, a diretora pedagógica esclareceu que a PNEERQ define como diretrizes:

  • Formação de professores para atuar nas Relações Étnico-Raciais (ERER) e Educação Escolar Quilombola (EEQ);
  • Fortalecimento do ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira;
  • Superação de práticas racistas no ambiente educacional;
  • Garantia do direito à educação de qualidade para todos, com foco em grupos vulneráveis;
  • Promoção da equidade racial e valorização das culturas afro-brasileira e quilombola.

Helenice destacou que os primeiros passos para a implementação da PNEERQ no âmbito municipal envolvem a elaboração de um diagnóstico da rede escolar, o monitoramento das ações adotadas, a formação continuada dos educadores, a distribuição de materiais didáticos e a difusão de saberes. “É essencial que o enfrentamento ao racismo ultrapasse os muros da escola, envolvendo os familiares dos alunos, as secretarias municipais e a sociedade como um todo”, concluiu.

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