Limeira declara estado de emergência para uso de água
Mananciais estão abaixo do limite seguro e necessário
No último sábado (12), o prefeito Mario Botion anunciou um estado de emergência em Limeira (SP) em relação ao uso de água. O decreto foi oficializado e divulgado no jornal municipal.
Está autorizada a implementar restrições no uso de água tratada para atividades não essenciais, podendo promover rodízios ou interrupções temporárias no fornecimento, em conformidade com a Lei Municipal 5.460/2014.
A medida é porque os níveis dos mananciais estão abaixo do limite seguro e necessário. A captação no Rio Jaguari, conforme dados da BRK, registrou uma vazão de apenas 1,82 metros cúbicos por segundo, o que impactou significativamente o sistema de abastecimento.
Além disso, em um outro decreto, foi requisitada a reserva de água do reservatório da Represa Salto do Lobo, que ficará à disposição da BRK Ambiental para captação, até que o sistema seja regularizado.
A população deve estar atenta para evitar desperdícios, especialmente ao lavar quintais, veículos e outras atividades não essenciais. É recomendado o uso de equipamentos que aumentem a pressão e reduzam a vazão, ou a utilização de água de reuso.
Estabelecimentos como postos de combustíveis e lava-rápidos também deverão respeitar limites de consumo, conforme a Lei Municipal 5.460/2014.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.