Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira é 2ª do país em dois rankings de cidades empreendedoras

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) divulgou o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023; o estudo elenca os 101 municípios mais populosos do país


Por Redação Educadora Publicado 29/03/2023
cidade foto aérea prédios céu azul limeira
Foto: Prefeitura de Limeira

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) divulgou o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023. O estudo elenca os 101 municípios mais populosos do país e toma como base sete eixos: ambiente regulatório; infraestrutura; mercado; acesso a capital; inovação; capital humano; e cultura empreendedora. Limeira é segunda em dois eixos e sétima em um terceiro.

* Em infraestrutura, Limeira é a 2ª colocada, ficando atrás apenas de São Paulo

* Em inovação, ela também é a 2ª colocada; em primero aparece Florianópolis

* Em capital humano, Limeira é a 7ª colocada, a segunda melhor do Estado

O eixo de infraestrutura, em que Limeira aparece em segundo lugar, segundo a Enap, aborda aspectos que são atrativos para o empreendedor, como rede de transporte e condições urbanas mais adequadas e favoráveis ao desenvolvimento de negócios, como o custo do metro quadrado dos imóveis, o acesso à internet rápida ou a segurança urbana.

Com relação ao eixo de inovação, Limeira também ocupa o segundo lugar do país, por ser um local propício para o empreendedorismo devido à concentração de talentos no mercado de trabalho local, o financiamento de ações de inovação e a infraestrutura tecnológica.

Já em relação ao capital humano, em que Limeira é sétimo, o estudo observa a presença do indicativo de acesso de qualidade a mão de obra básica e especializada. O capital humano permite que o empreendedor seja mais capacitado na gestão do negócio; na alocação de recursos; na eficiência da coordenação dos negócios; e na ampliação de relações sociais.

Para Tito Almirall, secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, as pontuações de Limeira são reflexo do ambiente positivo encontrado na cidade.

“Temos grande apoio de toda a sociedade na busca pelo desenvolvimento de nossa cidade. Ações como a Fábrica de Inovação, com grande número de voluntários à frente, mostram que essa participação gera grandes resultados a todos”.

Tito Almirall

Jefferson Penteado, presidente do Conselho de Administração da Fábrica de Inovação de Limeira, destacou as parcerias estabelecidas no município, para justificar o êxito de Limeira nos indicativos de empreendedorismo.

É o modelo da tríplice hélice mostrando resultados, com apoio e participação da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, e também do meio acadêmico, através das faculdades existentes em Limeira”.

Jefferson Penteado

O prefeito Mario Botion comemorou os resultados alcançados por Limeira no estudo da Enap, e o envolvimento da sociedade civil nesse processo.

É consequência de um trabalho que estamos realizando desde o início do nosso primeiro governo com a participação da sociedade na formação de políticas públicas. Situações que consolidam o município como ambiente cada vez mais positivo para ações de empreendedorismo. Trata-se de uma visão de presente e, principalmente, de futuro”. 

Mario Botion

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.