Limeira está em alerta vermelho para incêndios, aponta Defesa Civil
O tempo seco e quente deve permanecer pelo menos até a próxima segunda-feira (24)
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da Defesa Civil de São Paulo publicou nesta segunda-feira (17) uma previsão que aponta para o alto risco de incêndio em todo estado, inclusive, Limeira (SP) é uma das cidades que está em alerta vermelho durante a semana.
A Defesa Civil utiliza o mapa de risco como instrumento para monitoramento de queimadas em vegetação durante o período de estiagem. Limeira está em uma área que possui uma cor totalmente avermelhada, o que chamou a atenção de técnicos da Defesa Civil. Nas regiões centro e oeste, a cor roxa indica grau máximo de risco, em uma situação bastante crítica.
A ausência de chuva é a explicação para o risco elevado de incêndios florestais, além disso, a baixa umidade relativa do ar em todo o território paulista também colabora para que haja incêndios.
O tempo seco e quente deve permanecer pelo menos até a próxima segunda-feira (24), com ausência completa de chuva e umidade relativa do ar abaixo dos 30% em diversos municípios.
De acordo com estudos promovidos pelo governo paulista, em 2023 mais de 90% dos 158 focos de incêndio em áreas protegidas tiveram como causa ações humanas que poderiam ter sido evitadas, de acordo com o Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Diante disso, medidas de prevenção devem ser adotados também pela população, como: não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo, não queimar lixo e não soltar balão.
Em 2023, a área total atingida por incêndios florestais foi de 1.030 hectares em todo o estado de São Paulo. Em 2022 o número foi de 7.181, ou seja, houve uma queda de 86% de um ano para outro.
“O estado de São Paulo possui um outono e inverno com climatologia de tempo mais seco, com tendência para que a Umidade Relativa do Ar diminua significativamente, atingindo níveis mais críticos diariamente, ou seja, valores abaixo dos 30% em praticamente todas as áreas monitoradas”, explica Willian Minhoto, Meteorologista da Defesa Civil.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.