Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira registra 29 novos diagnósticos de autismo por mês

De 2017 para 2018, havia na rede cerca de 50 crianças com autismo laudados, e hoje são mais de 400 alunos, com tendência de aumentar cada vez mais


Por Nani Camargo Publicado 02/04/2023
Já o secretário de Educação falou que as leis avançaram na garantia dos direitos da pessoa com TEA, mas o custeio dos atendimentos acaba recaindo quase que na totalidade sobre o Executivo do Município. Ele relatou que, de 2017 para 2018 havia na rede cerca de 50 crianças com autismo laudados, e hoje são mais de 400 alunos,
Foto: Pixabay

Limeira registra 29 novos diagnósticos de autismo por mês.

Por isso a importância de debater a garantia de direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Esse foi o objetivo da audiência pública realizada na Câmara Municipal de Limeira em 22 de março, organizada pela Comissão de Saúde.

Neste ano, a campanha do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, reforça que quanto “mais informação, menos preconceito”.

Participaram da audiência várias autoridades: a coordenadora do Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema), Rachei Rafael; e o representante do Grupo Inclusão Já, José Milton

Também participou o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da 42ª subseção da OAB de Garça-SP, João Sardi.

O representante do Grupo Inclusão relata que são diagnosticados em Limeira por mês cerca de 29 pessoas com autismo; são 350 pessoas por ano só na rede pública.

José Milton destacou que é necessário que o atendimento da Prefeitura aumente na mesma proporção que o número de diagnósticos.

“O que os autistas perdem por conta da falta de tratamento não poderão recuperar, pois o melhor período de suas vidas em que pode-se realizar estimulação para que ganhem autonomia, esse tempo está desperdiçado.

Cada oportunidade deixada para trás é uma parte do futuro deles que deixa de existir”, declarou.

Já o secretário de Educação de Limeira, André Luis de Francesco, falou que as leis avançaram na garantia dos direitos da pessoa com TEA.

Limeira registra 29 novos diagnósticos de autismo por mês

Ele relatou que, de 2017 para 2018 havia na rede cerca de 50 crianças com autismo laudados, e hoje são mais de 400 alunos, com tendência de aumentar cada vez mais.

Por isso, André ressaltou a necessidade de estender a discussão para os governos Estadual e Federal.

Em suma, a Secretaria de Saúde explanou sobre o atendimento realizado no Cema, que iniciou em 2019 com 40 pacientes e hoje está com 219.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.