Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira registra 64 casos de tuberculose neste ano

De 18 a 29 de setembro, a Secretaria de Saúde promove a segunda fase da campanha de busca ativa de sintomáticos respiratórios


Por Nani Camargo Publicado 17/09/2023
Limeira registra 64 casos de tuberculose
Freepik

Uma campanha para detectar casos de tuberculose ocorre em Limeira.

Segundo a Secretaria de Saúde, Limeira registra este ano, até dia 13 de setembro, 64 casos da doença. Em 2021 foram 78 casos e em 2022, 105 registros.

Moradores da região do Pq. Nossa Senhora das Dores 1 recebem ação de conscientização e de busca ativa da tuberculose.

Realizada em parceria com 24 estudantes de técnico em enfermagem do Colégio Técnico de Limeira (Cotil), a iniciativa integra a campanha da Prefeitura sobre a doença e é coordenada pela Secretaria de Saúde.

Gerente da divisão, Amélia Maria da Silva explicou que a ação com os estudantes visa levar conhecimento à população sobre a doença, em especial sobre os sintomas, como detectar e a forma de tratamento – que é gratuito e realizado pelo Sistema Único de Saúde.

“Nessa ação, os alunos orientam sobre como fazer o exame, que depois deve ser entregue à Vigilância Epidemiológica, que envia para análise”, pontua.

Segundo ela, as amostras são analisadas pelo laboratório municipal e o resultado é rápido.

“Em caso positivo, nós entramos em contato com o paciente para início do tratamento, que dura cerca de seis meses. A tuberculose tem cura, desde que tratada corretamente”, comenta Amélia.

Ela enfatiza que é importante que os pacientes mantenham o tratamento, já que, do contrário, a doença pode levar à morte.

Professora de saúde coletiva do Cotil, Márcia Prada destaca a importância da ação com os estudantes no sentido de eles terem a vivência do atendimento à população.

“É uma maneira de apresentá-los a essa realidade e torná-los multiplicadores dessa informação, que pode salvar vidas”, disse. “É, também, uma forma de retorno à população, uma vez que eles estudam em um colégio público”, salienta.

CAMPANHA

De 18 a 29 de setembro, a Secretaria de Saúde promove a segunda fase da campanha de busca ativa de sintomáticos respiratórios.

“As pessoas que apresentam tosse produtiva há duas semanas ou mais poderão coletar amostra de escarro para realização do exame, sem necessidade, portanto, de pedido médico. Basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima”, informa a diretora de Vigilância em Saúde, Renata Martins.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.