Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira registra baixa cobertura de vacinação contra a poliomielite

Ministério da Saúde realiza campanha para aumentar cobertura contra a pólio; devem ser vacinadas crianças de 1 a 4 anos


Por Grasiele Gerondi Publicado 08/08/2022

A cobertura da vacina contra a poliomielite em Limeira está em cerca de 60%, um número considerado baixo ainda pelas autoridades em saúde. A meta é atingir 95% da cobertura vacinal. O objetivo é prevenir que os casos da doença voltem a ser registrados no Brasil, que não tem notificações há 30 anos. Ela voltou a ser registrada em países como Israel, Moçambique e Estados Unidos.

Segundo a coordenadora da UBS, Camila Rezende, se os pais não levarem os filhos para serem vacinados, a poliomielite pode voltar a ser registrada no Brasil. A doença causa lesões severas muito graves e costumam atacar logo na primeira infância.

Especialistas apontam como razões para a baixa cobertura a sensação equivocada de que a doença não representa mais risco, as fake News e o impacto da pandemia do coronavírus, que afetou o fluxo regular das famílias aos postos de saúde.

CAMPANHA

Para aumentar essa cobertura vacinal, o Ministério da Saúde começou nesta segunda-feira (8) uma campanha para vacinar todas as crianças de 1 a 4 anos contra a poliomielite, independentemente do esquema vacinal da pólio.

Em paralelo, o Ministério da Saúde também realiza a campanha de multivacinação, direcionada para menores de 15 anos. O objetivo é atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes, de acordo com o calendário nacional de imunização.

Para tomar as vacinas tanto da campanha da pólio, quanto da multivacinação, é importante levar a carteirinha de vacinação. As campanhas vão até o dia 9 de setembro.

A vacinação em Limeira de ambas as campanhas está disponível em 17 unidades, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. São elas: as UBSs Abílio Pedro, Bairro do Tatu, Cecap, Graminha, Aeroporto, Morro Azul, Nossa Senhora das Dores 1, Nossa Senhora das Dores 2, Nova Europa, Nova Limeira, Nova Suíça, Novo Horizonte, Planalto, Hipólito 1 e Vista Alegre, além do Ambulatório de Especialidades do Residencial Rubi e da Vigilância Epidemiológica.

POLIOMIELITE

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus. Há três tipos desse vírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.