Mais de 5 mil pessoas estão na fila de espera para cirurgias eletivas em Limeira
Segundo a Secretaria de Saúde, o adiamento das cirurgias foi uma das medidas do governo do Estado para minimizar o esgotamento dos leitos de UTI durante a pandemia de covid-19
Limeira tem 5.549 cirurgias eletivas aguardando agendamento na rede pública de saúde do município. De acordo com a Secretaria de Saúde, a fila se deve a suspensão das operações instituídas pelo governo do Estado de São Paulo como medida para minimizar a lotação nos leitos de UTI por conta da pandemia de covid-19. Cirurgias eletivas são os procedimentos que não são de urgência ou emergência e que podem ser agendados.
Segundo a Secretaria de Saúde, as especialidades com maior demanda são a oftalmologia, cirurgia geral, ortopedia, urologia e otorrinolaringologia. Ainda conforme a pasta, as cirurgias de urgência e emergência, além dos procedimentos oncológicos, continuam sendo realizados normalmente na cidade.
Como tentativa de zerar a fila, a Prefeitura de Limeira prometeu, por meio de nota enviada à Educadora, que realizará mutirões de cirurgias. “Com a estabilização da pandemia e a redução de riscos de internações eletivas para os pacientes, a Secretaria de Saúde irá estruturar mutirões de cirurgias eletivas com os hospitais para zerar a fila represada”, cita a nota.
* Texto: Roberto Gardinalli
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.