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‘Minha avó ficou 48 horas sem receber nenhuma alimentação na Hapvida’, denuncia neta

A idosa está internada no hospital Medical/Hapvida, em Limeira, desde a madrugada do último domingo (30)


Por Redação Educadora Publicado 01/02/2022

A advogada Talita Pinheiro denunciou uma situação de descaso sofrida pela sua avó, Leontina Gomes da Silva Pinheiro, de 78 anos, que está internada no hospital Medical/Hapvida, em Limeira, desde a madrugada do último domingo (30). Segundo o relato de Talita, feito durante entrevista ao programa Meio Dia, da Educadora, nesta terça-feira (31), a idosa, que precisa de uma dieta aplicada via sonda, ficou 48 horas sem receber nenhuma alimentação no hospital.

“Minha sobrinha ficou a tarde toda com a minha avó e disse que a dieta ainda não havia chegado. Mais tarde, a minha tia foi para lá e disse que o quarto dela ainda estava com a placa que indicava que ela estava de jejum”, contou Talita. “Eu me revoltei, pedi para falar com o responsável pela internação e expliquei que ela fazia uso de sonda. Queria saber a justificativa. Disseram que a cozinha estava procurando a dieta”, comentou a neta da idosa, que está atualmente com 27 quilos devido ao estado de saúde. De acordo com a advogada, após o último contato, a enfermagem entregou a sonda com a dieta para Leontina. “Entre procurar a dieta e entregar, foram dez horas de espera. Minha avó ficou 48 horas sem receber nenhuma alimentação na Hapvida”, desabafou.

Em nota enviada à Educadora, a Hapvida afirmou que por conta do estado de saúde da idosa, classificado como grave, a paciente não tem condição de receber alimentação e se encontra em “dieta zero”.

Confira a nota da Hapvida na íntegra

A companhia tem oferecido todos os recursos possíveis para a paciente Leontina Gomes da Silva Pinheiro, que hoje se encontra em estado grave. Vale ressaltar que o estado de saúde dos pacientes é dinâmico e as prescrições são revistas, quando necessário. No caso desta paciente, caso haja possibilidade de alimentação, deve ser feita por meio de sonda, devido ao risco de broncoaspiração. No momento, a paciente não tem condição de receber alimentação. Ela se encontra em dieta “zero”. A empresa informa que o bem-estar dos pacientes é uma premissa e que demanda esforços para que seja dado o melhor atendimento a paciente, estando à disposição dos familiares para eventuais dúvidas.

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