Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Moradora relata descarte irregular de lixo em caçambas no Bairro do Pinhal

O registro foi feito por volta das 7h00, no ponto de descarte localizado na LIM 442, no Bairro do Pinhal


Por Mariana Antonella Publicado 12/07/2022
Ouvinte relata descarte irregular de lixo em caçambas no Bairro do Pinhal
Foto: Educadora

Uma telespectadora procurou a Educadora nesta terça-feira (12) para relatar o descarte irregular de lixo em caçambas no Bairro do Pinhal. “Hoje estou muito desolada, olha a entrada do bairro onde moro. Os moradores precisão de conscientização urgente“, disse.

A foto mostra muito lixo jogado fora das caçambas e outros materiais como entulho acumulado. Muitas das embalagens estão espalhadas pelo chão, sem serem acondicionadas em sacos. O registro foi feito por volta das 7h00, no ponto de descarte localizado na LIM 442, no Bairro do Pinhal, próximo à igreja Santa Vitória.

Questionada pela reportagem da Educadora, a Prefeitura de Limeira deu orientações sobre descarte correto de lixo.

Nota da Secretaria de Obras e Serviços Públicos

A Prefeitura de Limeira faz a coleta de resíduos nos pontos onde as caçambas são disponibilizadas, de segunda a sexta-feira. Esses locais são voltados exclusivamente para o descarte de lixo doméstico.

Quando os moradores descartam o lixo domiciliar no entorno das caçambas, a própria equipe de coleta realiza a limpeza.

Porém, nos casos de descarte irregular de resíduos da construção civil, de inservíveis, como sofás e madeiras, e de restos de poda, os munícipes devem solicitar a remoção pela plataforma 156.

A Prefeitura destaca que os Ecopontos são os locais apropriados para o descarte de entulhos, restos de poda de árvores, madeiras, entre outros.

Nesse sentido, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, mantém campanhas periódicas a fim de orientar a população quanto à necessidade de descarte correto.

A Secretaria de Obras salienta que o descarte irregular de resíduos é passível de sanções penais, conforme a Lei Complementar nº  650/2012, que instituiu o Código Municipal de Meio Ambiente e, a Lei Municipal nº 5.166/2013, que dispõe sobre a proibição do despejo de entulhos ou lixo de qualquer natureza no Município de Limeira, sendo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, responsável por essa fiscalização.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.