Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Moradores de assentamento do MST suspeitam de onça-parda em ataque a carneiros

Cinco animais foram encontrados mortos e um desapareceu; ataque ocorreu durante madrugada


Por Carlos Gomide Publicado 08/06/2021
Foto: Carlos Gomide

Moradores do Assentamento Elizabeth Teixeira, em Limeira, sentiram falta de seis carneiros na manhã desta terça-feira (8) e suspeitam que eles possam ter sido atacados por uma onça-parda. Os animais passavam a noite em uma coxeira e três deles foram localizados mortos do lado de fora do ambiente. Eles apresentavam ferimentos graves. Dos outros animais que morreram, um não foi encontrado e, outros dois, foram localizados em uma área verde mais afastada, enterrados. A suspeita é que uma onça-parda, conhecida como sussuarana, seja a responsável pelo ataque.

Segundo a agricultora, Geni Pereira da Silva, de 53 anos, o felino teria invadido a coxeira, pulando o alambrado e retirando os animais de dentro, já que a porta permanecia aberta. Após matar os animais e deixá-los por ali, a onça teria levado outros dois para um local mais afastado e os enterrado com folhas. A suspeita é que ela voltaria depois para pegá-los. “Um, ela levou para tomar de café da manhã. Os outros, ela voltaria para pegar agora à noite, mas a gente os enterrou”, disse a agricultora, que conversou com a Educadora.

Ela desconfia que não é de hoje que a onça estaria rondando a região. Há alguns meses, de acordo com ela, uma moradora de uma área, às margens da Rodovia Anhanguera (SP-330), disse ter encontrado apenas restos mortais de um cachorro da raça rottweiler, que ela tinha na propriedade. “A minha vizinha chegou a pensar que alguém poderia estar se vingando dela por algum motivo. Agora sabemos que tem uma onça por aqui”, comentou. Após os ataques, o espaço onde os animais estavam foi reforçado e os moradores disseram estar em alerta com receio da volta da onça. “Vamos ficar espertos durante a noite para ter certeza que se trata de uma onça mesmo”, explicou a agricultora.

A Educadora conversou com uma bióloga, que confirmou que as características do ataque são mesmo de uma onça-parda, que é nativa desta região. “Ela tem hábitos noturnos e para atacar carneiros, provavelmente, seria um animal de grande porte, como a sussuarana”, disse a especialista.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.