Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Moradores protestam por melhorias no Parque Ecológico Jardim do Lago, em Limeira

Obras atrasadas da nova galeria de águas pluviais e da pista para corrida que está na terra batida fazem parte das reivindicações


Por Ana Paula Rosa Publicado 29/01/2022

Frequentadores do Parque Ecológico do Jardim do Lago, em Limeira, fizeram um protesto na manhã deste sábado (29), reclamando das obras atrasadas da nova galeria de águas pluviais e da pista para corrida que está em péssimas condições. Eles também se queixam dos aparelhos de ginástica e banheiros que estão com problemas ou sem condições de uso por estarem quebrados.

O pedido de melhorias vem desde 2006, segundo a Associação de Moradores do Jardim Aeroporto e Região. Há muito tempo, os frequentadores não sabem o que é usar o parque para praticar exercícios físicos. “A pista para corrida está em péssimas condições”, diz Benedito Bento da Silva, membro da associação.

Eles também sentem falta de segurança. Até o alambrado está danificado, pois há invasões frequentes durante a noite para uso de substâncias ilícitas. Eles pedem providências imediatas. “As coisas não podem ficar assim, sem respostas”, comenta o presidente da associação, Mariano Freire.

OUTRO LADO

A Educadora questionou a Prefeitura de Limeira em relação a prazos para a finalização das obras e sobre as outras reclamações dos frequentadores. Segundo nota enviada pelo Executivo, a obra teve início em maio do ano passado e consiste na implantação de galerias de águas pluviais na margem esquerda das lagoas existentes na referida praça e, de fato, teve os trabalhos adiados.

A explicação da Prefeitura para a demora, ainda segundo a nota, é que foram necessários alguns ajustes durante a execução das obras, causando a postergação de sua conclusão, principalmente, devido à necessidade de remanejamento imprevisto de redes de água e esgoto para que seja possível a passagem da tubulação pluvial. Além disso, por se tratar de obra que conta com recursos federais, tais alterações precisam, segundo o Executivo, ser aprovadas pela equipe técnica da Caixa Econômica Federal para que possa ser dado andamento a obra e consequentemente sua conclusão.

Ainda segundo a nota, tal solicitação foi feita à Caixa ainda em dezembro e a aprovação está sendo aguardada para que seja possível dar continuidade nos serviços.

PREVISÃO

A obra tem prazo previsto de conclusão para Março/2022, segundo a Prefeitura de Limeira. O investimento nas obras é de aproximadamente R$ 1,7 milhão sendo 98% de repasse federal e 2% de contrapartida do município.

Outra informação passada pelo Executivo é que, durante as últimas chuvas que ocorreram no município, houve pontos de sobrecarga nos trechos ainda não concluídos da obra que resultou em transbordamento pontual de águas pluviais, entretanto, a empresa que executa os serviços foi informada e providenciará todos os reparos necessários para que não haja prejuízo aos serviços contratados.

A Prefeitura informou, ainda, que as galerias em implantação têm como finalidade melhorar o manejo de águas, interceptando as redes pluviais existentes a montante e na margem esquerda e descarregá-las no córrego a jusante das lagoas, a fim de melhorar a qualidade da água nos períodos chuvosos, evitando que as águas pluviais sejam descarregadas diretamente nas lagoas.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.